José 1

Hoje, 30 de novembro, último sábado de novembro, aniversaria o querido amigo Prof. Antonio Colaço Martins. O Prof. Colaço foi meu reitor na graduação em direito, na Unifor, fizemos amizade. Participamos de diversas entidades culturais e religiosas, temos estudos em comum. Veio a Reitoria da UVA e estive com ele até minha liberação para o doutorado. O Prof. Colaço é um lord nas ações e no comportamento. São mais de 20 anos de convivência e duas das grandes características do Prof. Colaço são a solidariedade e a esperança. Homem culto. Um dos maiores filósofos e teólogos cearenses, se reveste de simplicidade que encanta. Das muitas ações testemunhei, uma não me sai da mente. Enquanto chefiei seu gabinete na reitoria da UVA, um dia vim com ele de Fortaleza a Sobral e, em dado momento, o motorista diminuiu a velocidade do carro e parou junto a um senhor que vendia pássaros. O vendedor foi logo perguntando como estava o pássaro “x” e ele disse que estava bem, “cantando” muito. Logo comprou uma gaiola com pássaros e seguiu sem muito comentar. Após andarmos alguns metros, talvez quilômetros, o motorista parou. Ele silenciosamente desceu e soltou os pássaros e ficou contemplando o voo livre deles. Sinceramente, temos muitas vivências pessoais e profissionais, mas, esta me encanta sempre: o valor que o Magnífico Prof. Colaço dá à liberdade, fazendo-me recordar a frase do Ministro Evandro Lins e Silva: “Meu vício é a liberdade”. Prof. Colaço constituiu uma bela família com a Profa. Graça Holanda Martins, é avô e sempre o ouço falar do crescimento dos netos. É uma honra ter um amigo igual a ele e neste sábado, dia tão belo da semana, o parabenizamos, desejando vida longa com “felicidades perenes” (expressão dele).
Hoje, também, lembramos os 61 anos da ordenação sacerdotal do saudoso Pe. Joaquim Colaço Dourado, irmão do Prof. Colaço. Ao Pe. Dourado, nosso pedido de bênção da Casa do Pai, onde está.
O mês que se encerra me trouxe, ainda, a alegria de ser tio pela décima vez e parece que foi a primeira pela emoção renovada. Dia 19, a sobrinha Isadora aniversariou, também a sobrinha Laiza Maria e a Mamãe aniversariaram, dia 27, e fui informado de que serei tio-avô. É a vida que vai seguindo. E dezembro nos lembra VIDA.
Vida de Deus que se humaniza para possibilitar a salvação daqueles que criou e que por conta do livre-arbítrio um dia foram afastados do paraíso. A Trindade que é Pai é Filho é Espírito Santo, vem à terra no Filho. Isso é parte de mistério que não se procura entender, mas, acreditar. E o Filho de Deus pela ação do Espírito Santo nasce de uma jovem do território sagrado para tantas religiões. Maria, de Nazaré, que, por sua fé e pureza, foi honrada com a maternidade de Deus-Filho e sendo a Mãe de Deus é Mãe de toda a humanidade.
As cidades se iluminam mais e até mesmo a natureza se prepara para o Natal. Isso me remete à infância quando observava plantas únicas que surgiam nesse período. Começamos, portanto, a nos preparar para celebrar o nascimento d’Aquele que nos trouxe a redenção, estabelecendo nova aliança com Deus e reabrindo-nos as portas do Paraíso.
Que este dezembro seja de paz, de amor e de muitas felicidades a todos os povos. “Glória a Deus nas alturas e paz na terra aos homens por Ele amados!”

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *