Hospital em Sobral adquire novo equipamento para ajudar no controle do câncer de mama

0
1

70% dos casos de câncer de mama no sistema público no Brasil ainda são detectados em estágio avançado, de acordo com levantamento feito por pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) em 2018. Outro fator preocupante são os atrasos no início do tratamento das pacientes, que podem chegar até 200 dias, segundo dados divulgados pelo Tribunal de Contas da União (TCU). A demora no diagnóstico e no início de tratamento no sistema público compromete as taxas de cura e o tempo de sobrevida da mulher.
A luta é e todos, por isso o Hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral adquiriu um novo mamógrafo. O equipamento é utilizado para rastreio e diagnóstico do câncer de mama. Tanto o processamento como as imagens geradas pelo equipamento trazem inovações que garantem melhor visualização do tecido mamário e de detalhes de áreas anormais, o que facilita o diagnóstico de células tumorais, fator que pode ser decisivo no tratamento contra o câncer.
O câncer de mama é o segundo tipo de câncer mais comum entre as mulheres no Brasil, atrás apenas do de pele, de acordo com o Instituto Nacional do Câncer (Inca). Este tipo de exame deve ser realizado por todas as mulheres a partir dos 40 anos, mas se houver histórico familiar da doença, a mamografia deve ser iniciada antes desta idade, conforme recomendação do médico.
O serviço atenderá pacientes por meio do Sistema Único de Saúde (SUS) – com a liberação de 20 mamografias por dia para Sobral e municípios vizinhos, além de atendimento a pacientes de convênios e particular.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *