Medidas adotadas contra a disseminação do coronavírus mudam a rotina dos sobralenses
O prefeito de Sobral, Ivo Gomes, decretou na última segunda-feira (16), estado de emergência no município, estabelecendo medidas contra a disseminação da doença
Logo após a Secretaria da Saúde do Ceará (Sesa) confirmar os primeiros casos de coronavírus no estado, o prefeito de Sobral, Ivo Gomes, decretou na última segunda-feira (16), estado de emergência no município, estabelecendo medidas contra a disseminação da doença.
As primeiras medidas anunciadas abrangem a suspensão por 15 dias das aulas de todas as escolas públicas e privadas, visita a equipamentos culturais, a entrada de público nas salas de cinema, aulas de idiomas no Palácio de Ciência e Línguas Estrangeiras, o acesso a Biblioteca Municipal, púbico em estádios e em templos religiosos, e atendimento presencial na Prefeitura Municipal. Além das medidas citadas, a Escola de Saúde Pública Visconde de Sabóia e Centro de Especialidades Odontológicas também suspende o serviço, deixando a Unidade de Pronto Atendimento (UPA) disponível para urgência e emergência.
Para os alunos das instituições públicas de ensino que correm risco de desnutrição, o decreto estabelece a normalidade na distribuição da merenda escolar, das 11h às 14h.
Durante uma live realizada na residência do atual prefeito e transmitida em suas redes sociais, acompanhado da Secretária da Saúde, Regina Carvalho, Ivo Gomes explicou a finalidade das medidas decretadas e ressaltou a importância do isolamento para pessoas que estão apresentando sintomas. “A palavra de ordem nesse momento é precaução. Nessa época do ano, além desse problema novo, a gente tem por causa da chuva, problemas normais de outras influenzas. Influenza é uma gripe comum que dá coriza, tosse e febre, então a gente não pode achar que isso é necessariamente uma gripe comum, os sintomas são muito parecidos, então fiquemos em casa, é um apelo que eu faço a população de Sobral, até segundo comunicado”, disse.
Com o avanço dos casos, o Governador Camilo Santana decretou na noite de quinta-feira (19) o fechamento de estabelecimentos comerciais por 10 dias, e bloqueio de divisas do estado do Ceará.
Em mais uma live transmitida em sua rede social, o prefeito Ivo Gomes divulgou os estabelecimentos comerciais fechados e o que continuará prestando serviço a população. Dentre os estabelecimentos fechados, está proibido o funcionamento de consultório odontológico público ou privado, bares, restaurantes, lanchonetes – com exceção o serviço de delivery – restaurantes com funcionamento interno nos supermercados e lojas de conveniência.
O prefeito reiterou que as novas medidas têm o objetivo de evitar a aglomeração de pessoas e consequentemente desacelerar a transmissão do vírus. “Duas certeza que nós temos, uma é que o vírus vai nos atingir e outra que o vírus vai embora, como todo vírus. O que vai depender de nós, do nosso espírito de solidariedade, do nosso espírito de cidadão. Você pode até querer ter o direito de querer contrair o vírus, mas o problema é você estar na rua com o vírus e passar para as outras pessoas”, explica.
O que devem funcionar
Estabelecimentos médicos e hospitalares, laboratórios de análises clínicas, farmacêuticos, psicológicos, distribuidores e revendedores de água e gás, distribuidores de energia elétrica, serviços de telecomunicação, segurança privada, postos de combustíveis, funerárias, padarias, estabelecimentos bancários, clínicas veterinárias, lojas de produto para animais, lavanderias supermercados.
O prefeito ressalta que não há necessidade em estocar alimentos e pede que a população tenha serenidade. “Evitem estocar alimentos em casa, isso não ajuda as nossas vidas, os supermercados e mercadinhos continuam com o seu sistema de aquisição de alimentos normal e a circulação de cargas também continua normal. A gente precisa de serenidade”, pediu o prefeito.
Santa Casa de Misericórdia, Hospital do Coração e Hospital Dom Walfrido
Diante da situação de emergência, o Complexo da Santa Casa de Misericórdia de Sobral alterou o sistema, por tempo indeterminado, de visitas aos pacientes em todas as unidades. Dentre as medidas estabelecidas, será permitido apenas um visitante para cada paciente nos diversos setores do complexo. Nas UTI’s passa a ser permitido um visitante por vez, com previsão de seis minutos para cada pessoa. Já na maternidade, será proibida a entrada de visitante, permanecendo apenas o acompanhante do paciente. O comunicado destaca que não será permitido a visita hospitalar de pessoas que apresentem febre ou sintomas gripais.
Sobral Shopping
Atendendo o decreto do Governo Estadual, o Sobral Shopping suspende suas atividades durante 13 dias. Em nota, o shopping destaca que o posicionamento é mobilizado pela responsabilidade e urgência do atual cenário provocado pelo avanço do Coronavírus.
Empresa Grendene
As atividades da empresa serão paralisadas a partir de segunda-feira (23) com o retorno previsto para o dia 29 de março. O diretor da empresa Grendene, Nelson Rossi, ressalta a disciplina e a observação com os cuidados básicos contra a Covid-19, nos dias em que a empresa estiver funcionando. De acordo com o diretor, a empresa contabiliza entre 70 a 80 funcionários acima de 60 anos de idade – grupo de risco, segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS)- e todos receberam férias. A empresa adota uma triagem direcionada a caminhoneiros, que exige higiene rígida e medição de temperatura.
“Os caminhoneiros almoçavam aqui, junto com o nosso grupo no refeitório, eles continuam almoçando, mas em local separado. Isso é uma medida fundamental, a gente pode não saber exatamente da onde vêm os nossos colaboradores, mas o caminhoneiro é mais difícil de saber por onde ele passou”, aponta Nelson Rossi.
Serviço de ônibus coletivo e interestadual
Na noite de quinta-feira (19) ainda durante a live que comunicou outras medidas contra o avanço da doença, o prefeito Ivo Gomes suspendeu a circulação de ônibus coletivo urbano, vans e táxis. “Já estamos tomando providências que, a partir de segunda-feira nenhum ônibus interestadual desembargue ninguém de Sobral”, afirma.
Câmara Municipal de Sobral
O decreto de suspensão das atividades do Poder Legislativo Sobralense foi aprovado em sessão na segunda-feira (16). Considerando o fluxo de pessoas que tramitam nas dependências dos gabinetes, o objetivo é garantir o bem estar dos vereadores e servidores com atividades suspensas até o dia 31 de março.