BÊNÇÃO CONCEDIDA POR DOM ORANI NO CRISTO REDENTOR É NOTÍCIA NO PRESTIGIADO DIÁRIO DE NOTÍCIAS, DE PORTUGAL
José Luís Lira
O jornal Diário de Notícias, de Funchal, Portugal, publicou matéria acerca da Bênção com o Santíssimo Sacramento da Eucaristia concedida por Sua Eminência o Cardeal Tempesta, Dom Orani, Arcebispo de São Sebastião do Rio de Janeiro e Grão-Prior da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, no Cristo Redentor, na noite de 18 de março. Com este ato tão belo, consideramos que Dom Orani abençoou o mundo e nos une todos em torno da Sagrada Eucaristia, o Corpo de Jesus Cristo.
“É um momento de oração e de união entre os povos. Oramos e pedimos a Deus que as autoridades encontrem os caminhos e que todos colaborem para que possamos superar esse momento difícil o mais rápido possível”, declarou o Cardeal Tempesta.
Segue, na íntegra, em português de Portugal, a matéria:
“Bandeiras dos países com infectados projectadas no Cristo Redentor no Brasil
AGÊNCIA LUSA /BRASIL /19 MAR 2020 / 01:04 H.
As bandeiras dos países onde foram registados casos do novo coronavírus foram projetadas na quarta-feira num ato religioso sem público, que visou a oração pelos doentes no Santuário do Cristo Redentor, no estado brasileiro do Rio de Janeiro.
A iniciativa, que ocorreu naquela que é uma das atrações turísticas mais emblemáticas do Brasil, foi liderada pelo bispo do Rio de Janeiro, Cardeal Orani João Tempesta, e apenas teve como espetadores diretos fotógrafos e repórteres de imagem com credenciais, uma vez que o Santuário do Cristo Redentor está fechado ao público desde terça-feira.
O governo estadual do Rio de Janeiro anunciou na segunda-feira o encerramento das atrações turísticas da cidade como uma medida para impedir que multidões ajudem a disseminar o vírus que transmite a doença.
O Presidente brasileiro, Jair Bolsonaro, também ordenou o encerramento de todos os parques naturais do país, incluindo o Parque Nacional da Tijuca, que inclui a maior floresta urbana do mundo e o morro do Corcovado.
A projeção das bandeiras na estátua de Cristo Redentor, de 30 metros de altura, ocorreu imediatamente após o Cardeal rezar uma oração para interceder pelos doentes infetados com a Covid-19 em todo o mundo.
“É um momento de oração e de união entre os povos. Oramos e pedimos a Deus que as autoridades encontrem os caminhos e que todos colaborem para que possamos superar esse momento difícil o mais rápido possível”, declarou Tempesta.
O Cardeal recordou ainda que o Papa Francisco lançou uma campanha, nas redes sociais, para que católicos de todos os países, e em todos os idiomas, rezem pelos doentes.
O número de mortes pelo novo coronavírus no Brasil aumentou na quarta-feira para quatro, com o país a registar 428 casos confirmados e 11.278 casos suspeitos, informou o Ministério da Saúde brasileiro.
Até ao momento, o país sul-americano já descartou 1.841 casos suspeitos.
Apesar de o executivo não divulgar em que estado as mortes foram registadas, a imprensa local indica que os quatro óbitos ocorreram em São Paulo, a região mais afetada pelo vírus.
O novo coronavírus, responsável pela pandemia da Covid-19, infetou mais de 210 mil pessoas em todo o mundo, das quais mais de 8.750 morreram.
A China registou nas últimas 24 horas 11 mortos e 13 novos casos infeção pela Covid-19, mas só um é de Wuhan, todos os outros 12 são importados.
O surto começou na China, em dezembro, e espalhou-se já por 170 países e territórios, o que levou a Organização Mundial da Saúde a declarar uma situação de pandemia”.
CNBB PROMOVEU A ORAÇÃO DO TERÇO DA ESPERANÇA E DA SOLIDARIEDADE
Na mesma quarta-feira, 18 de março, às 15h30, todos os brasileiros foram convidados a rezar o Terço da Esperança e da Solidariedade. O terço foi transmitido por todas as redes de TV Católicas e teve seu primeiro mistério rezado pelo Presidente da CNBB, Dom Walmor de Azevedo, e os demais, por bispos, padres e religiosas. Abaixo, matéria publicada na página do Vaticano:
“Em comunhão com o Papa Francisco, a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB) convoca a todos para um momento de oração diante da pandemia do Covid-19.
A data é quarta-feira, às 15h30. Nesta ocasião, a presidência da CNBB, na companhia de religiosos e leigos convidados rezarão o Terço da Esperança e da Solidariedade, que será transmitido em todas as televisões de inspiração católica do país, em emissoras de rádio e pela página da Conferência no Facebook.
A iniciativa, principalmente em momentos delicados e difíceis como este, busca elevar os corações ao Deus da Vida, no acolhimento de sua Palavra, fortalecendo a fé, a esperança e a união. ‘Conscientes de que as restrições ao convívio não durarão para sempre, aprendamos, a valorizar a fraternidade, tornando-nos ainda mais desejosos de, passada a pandemia, podermos estar juntos, celebrando a vida, a saúde, a concórdia e a paz” (trecho da nota “Tempos de Esperança e Solidariedade’ da CNBB).
A convocatória da CNBB cita também o tema da Campanha da Fraternidade deste ano, ‘Dom e Compromisso’, a intenção de oração do terço é dedicada também, além das vítimas, aos profissionais que incansavelmente trabalham por uma solução da pandemia.
‘Sejamos disciplinados, obedeçamos às orientações e decisões para nosso bem e não nos falte o discernimento sábio para cancelamentos e orientações que preservem a vida como compromisso com nosso dom mais precioso’ (trecho da nota ‘Tempos de Esperança e Solidariedade’ da CNBB)”.