Biblioteca Central da UVA completa 40 anos de existência

0
biblioteca uva sobral

Por Fátima Moura
Há exatos 40 anos era inaugurada a primeira unidade do SisbUVA – Sistema de Bibliotecas da Universidade Estadual Vale do Acaraú(UVA). Em 24 de outubro de 1981, uma solenidade presidida pelo fundador e então reitor da Instituição, padre Francisco Sadoc de Araújo, marcava a criação da Biblioteca Central da UVA, no Campus Betânia que depois passou a integrar um sistema com cinco unidades correspondentes a cada campi da Universidade e emitir comandos operacionais e funcionais unificados.
Integram o SisbUVA, além da unidade Central no Campus Betânia, as bibliotecas do Centro de Ciências da Saúde no Campus Derby, do Centro de Ciências Exatas e Tecnologia no Campus Cidao, do Centro de Ciências Humanas no Junco. Agora, no reitorado do professor Fabianno Cavalcante de Carvalho, o Sistema conta com mais uma unidade depois da recente criação no Campus da Ibiapaba em São Benedito, totalizando um acervo físico de 30.025 títulos e 852 periódicos. Na atual gestão, também ocorreram significativas melhorias tais como a renovação do acervo bibliográfico, reforma estrutural, aquisição perpétua do acervo eletrônico – ebooks (EBSCO) e assinatura de base de dados Vlex e Pearson Education.
À medida que a Universidade se expandia com novas instalações e a diversificação de novos cursos, se fazia necessário o incremento do acervo para atender as demandas de alunos, professores e pesquisadores em diversas áreas do conhecimento como ocorreu de 1990 a 2006, na gestão do reitor José Teodoro Soares. Em 2009, no reitorado de Antônio Colaço Martins, a Biblioteca Central foi reformada e modernizada considerando disposições físicas de setores, acréscimo do acervo, modernização, utilização de recursos eletrônicos, serviços automatizados e recursos midiáticos. Na oportunidade, Colaço Martins destacou que “é mister ressaltar que, acoplado ao Espaço UVA, acha-se parte do acervo da biblioteca do fundador e, sobretudo, um conjunto de sua produção intelectual. Arbitrou-se valer a pena ensejar a leitura de suas obras, para que a comunidade acadêmica pudesse espelhar-se no seu exemplo de gestor e educador”.
De lá para cá, o SisbUVA tem sido otimizado para atender o corpo acadêmico, haja vista as plataformas digitais com o Projeto Bibliotecas Digitais com conteúdo gratuito junto com a Tocalivros e a Recode. O objetivo é proporcionar maior interação com os leitores e fornecer conteúdo e entretenimento com mais de dois mil audiolivros e cinco mil e-books com acesso tanto no site quanto no aplicativo disponível em iOS e Android. A ferramenta permite ouvir e ler offline. A biblioteca digital EBSCO, composta de 1.080 títulos de e-books, foi adquirida em 2020 para dar suporte e comunidade acadêmica nesse período de aulas online, sem limites de acessos, pois foi contratada por compra perpétua.
Quando da inauguração da primeira unidade do SisbUVA, Padre Sadoc ressalta que “a inauguração desta Biblioteca Central da Fundação Vale do Acaraú satisfaz de maneira consequente, natural e espontânea a uma das tendências inatas do espírito humano: colecionar, conservar e guardar as manifestações objetivas do patrimônio cultural”. Hoje, a diretora do Sistema de Bibliotecas da UVA, Claudineide Teles, destaca que as bibliotecas universitárias desenvolvem um importante papel de apoio às comunidades acadêmicas às quais pertencem. “Nosso Sistema de Bibliotecas está sempre em busca de novos projetos, com intuito de aperfeiçoar os serviços. Como melhorias citamos a modernização do sistema de automação, a implantação do Repositório Institucional e os projetos de extensão “Livros Livres” e o Clube da Leitura”, finaliza a Diretora.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *