Mestres e Mestras de Cultura Cearense lançam livro de depoimentos com lançamento online

0
Halder Gomes. Crédito Dudu Abreu

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
O projeto cultural, Mestres da Cultura Cearenses, a tradução das tradições, contemplado pela lei Aldir Blanc, lançou na sexta-feira passada (29), no canal no Youtube do Instituto de Culturas Populares, publicação literária de mesmo nome do projeto, a respeito das histórias de vida das mestras e mestres da cultura cearense, focado na forma como as tradições são transmitidas e traduzidas, de geração em geração.
O livro reúne depoimentos das mestras e mestres da cultura cearense e foi feito através de entrevistas presenciais. Os registros terão tiragem de 1.000 exemplares. A ideia central compilar um registro histórico sobre os saberes e fazeres e seus legados às novas gerações. Além disso, todos os depoimentos foram gravados, em vídeo, serão transformados em um documentário que será encartado ao livro e também disponibilizado nas redes sociais simultaneamente ao lançamento.
Ao todo, 30 depoimentos foram escolhidos de forma a contemplar o maior número de regiões do estado, tendo como base a questão geográfica, com objetivo de facilitar a logística e execução do projeto. O livro também, conta com a colaboração de cinco pesquisadores e estudiosos da cultura popular e patrimônio cultural que compartilharam seus conhecimentos, com relatos das gravações que acompanharam ou mesmo dos seus estudos e experiências culturais.
Uma realização do Instituto União de Arte Educação e Culturas Populares, com produção do Atelier do Imaginário Produção Cultural e parceria da Encena Produções. Com idealização e coordenação de Paula Silveira, produtora cultural com mais de 20 anos de experiência. Seu amor e admiração pela cultura popular tradicional vem de seus avós, vez que ainda criança brincava com as ferramentas de seu avô, xilogravurista e artesão do couro. Além disso, Paula possui formações em produção e gestão cultural, é Técnica em Produção Cultural pelo CENTEC e UVA (2017), possui especialização em Gestão de Projetos pela Universidade Vale do Acaraú (2015), Gestão Cultural pela Universidade Estadual do Vale do Acaraú (2019).
Para Paula Silveira, o projeto “é uma forma de homenagear esses grandes ícones da cultura popular, que guardam parte importante do legado histórico, cultural e simbólico do Ceará”.
“É um projeto de registro dos saberes e fazeres dessas mestras e mestres que tanto fizeram e fazem pela nossa cultura popular. Além disso, é uma contribuição para o reconhecimento, a salvaguarda e a valorização desta infinitude de conhecimentos, fazeres e expressões da cultura cearense”, afirma Paula.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *