Chegada a última semana do tempo do advento, somos convidados a uma reflexão mais profunda sobre como estamos preparando a chegada do Salvador. É tempo de uma vigilância mais atenta e de uma conversão mais concreta, pois o Deus feito homem bate às portas da humanidade e deseja chegar sem mais demora.
É tempo de intensificar a santa ansiedade pela chegada do Salvador, preparar os caminhos e os corações a fim de que não haja obstáculos para que o Natal aconteça na vida de cada cristão. Um grande acontecimento nos espera e precisamos estar à postos tal como os sentinelas que vigiam à espera do sol. Assim também esperamos a chegada do Sol nascente que nos virá visitar.
Essa última semana é o tempo por excelência da preparação, pois à medida que nos aproximamos do Natal precisamos assumir um compromisso concreto, mesmo que pequeno, mas que nos ajude a uma boa preparação para as festas que se aproximam. Não uma preparação simplesmente externa, mas algo que toque a interioridade, um compromisso interior que nos santifique e nos faça dar passos no processo de conversão.
Basta que pensemos em um ente querido que vem nos visitar, alguém que muito amamos. E logo perceberemos com quanto amor precisamos arrumar tudo, nos mínimos detalhes da nossa vida, nas diversas dimensões da nossa existência. A candura do Menino que vem pede de nós uma espera confinate, alegre e piedosa.
Somente uma digna preparação nos permitirá viver um digno Natal, sem tantas preocupações com ceia ou com presentes, mas preocupando-se com o mistério que será espiritualmente celebrado. À semelhança da Virgem Maria que com alegres suspiros esperou o bendito fruto gerado em seu ventre, esperaremos o Natal chegar de coração aberto. Reverentes, diante do Deus feito menino!
A sobriedade e a simplicidade daquele primeiro Natal muito nos ensinam diante de tantas coisas, enfeites e acessórios que ofuscam a beleza da presença simples de Jesus em nosso meio. E nos mostram que é necessário considerar o que é essencial e importante: um gesto, um olhar, uma palavra.
Meios simples e profundos que nos ajudarão a vivenciar um Natal diferente após os tantos desafios enfrentados em dois anos de pandemia. Que a nossa vida corresponda à bem-aventurada esperança pelo nascimento do Senhor. Eis que o Ele está para chegar. Já cumprem as antigas profecias!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *