Dom Vasconcelos ordena mais um presbítero para a Diocese de Sobral

O décimo segundo sacerdote ordenado pela imposição das mãos e oração consecratória de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, sétimo bispo diocesano de Sobral, foi ordenado na última terça-feira, 12 de dezembro, dia de Nossa Senhora de Guadalupe, padroeira da América Latina, na Sé Catedral de Sobral.
O diácono Francisco Welington Pinto Silva, natural do município de Massapê, de vinte e sete anos, foi ordenado diácono no dia 22 de agosto na igreja matriz de sua cidade natal. A igreja particular da diocese de Sobral esteve reunida na igreja mãe e através das redes sociais para participar da celebração eucarística. Dom Vasconcelos acolheu o clero diocesano, sacerdotes e diáconos que vieram da arquidiocese de Fortaleza, diocese de Crato, seminaristas, familiares do diácono e todo o povo presente.
Antes da homilia houve a apresentação do candidato diante do bispo e o interrogatório ao Pe. Eudes Cruz, reitor do seminário de Teologia, sobre a aptidão do diácono. Dom Vasconcelos ressaltou em homilia que o diácono Welington foi o único dos doze em que ele ordenou para esta igreja diocesana em que ele acompanhou desde a entrada no Seminário Propedêutico, disse então testemunhar a espiritualidade, certeza e consciência desta vocação e isso comprova que é verdadeiramente um chamado de Deus para sua vida.
O bispo desejou ao ordenando que ele seja fiel em seu ministério e um sacerdote santo. “Wellington, assim como Maria, guarde todas estas palavras no coração e seja um sacerdote santo, fiel e feliz. Não busque elogios nem riquezas, continue a ser servidor de Cristo e do seu povo. Como o Cristo, procure fazer bem todas as coisas. (cf. Mc7,37) Celebre cada missa como se fosse a primeira, a única e a última. Seja fiel distribuidor das graças divinas”, disse. E concluiu: “Seja perseverante, fiel na oração, humilde e despojado. Lembra-te que hoje és “consagrado, livre e integralmente a nosso Senhor Jesus Cristo, a quem deves servir com um coração puro e indiviso ‘por causa do reino dos céus’.” Que o Senhor te recorde sempre e sussurre nos teus ouvidos e no teu coração: “Não fostes vós que me escolhestes, fui Eu que vos escolhi.” (Jo15,16)
Dando continuidade, o rito seguiu com o propósito do eleito, ladainha de todos os santos onde o candidato prostra-se ao chão e os demais se ajoelham. Findando a cerimônia, Dom Vasconcelos impôs as mãos sobre a cabeça do diácono e realizou a prece de ordenação, em seguida as mãos do ordenado foram ungidas. Cada sacerdote cumprimentou o novo padre que a igreja acabara de ganhar, mais ainda, esta em particular. O sacerdote percorreu a nave central da igreja juntamente com o bispo apresentando-se ao povo com as mãos ungidas.
O Pe. Welington Silva, neo-sacerdote, chega ao clero para somar como o 83º sacerdote diocesano. No próximo dia 04 de fevereiro, ele assumirá a função de vigário paroquial da Paróquia de Santa Quitéria onde irá colaborar com os trabalhos pastorais ao lado de Pe. Domício Morais, pároco.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana



