Colégio Sant’Ana celebra jubileu pelos 90 anos de fundaçãos
Colégio Sant’Ana celebra jubileu pelos 90 anos de fundaçãos
Em Sobral, o Colégio Sant’Ana celebrou na última semana, o jubileu pelos noventa anos de fundação. Entre tantas atividades em alusão a este dia festivo, aconteceu a missa em Ação de Graças na última quinta-feira, 01 de fevereiro, na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Em 1934, no dia 02 de fevereiro, Dom José Tupinambá da Frota, entregou aos cuidados, serviços e direção das Irmãs Filhas de Sant’Ana o prédio da Residência Episcopal para que neste viesse a funcionar o Colégio Sant’Ana. O prédio, tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional (IPHAN), abriga hoje a única instituição de ensino de Sobral fundada por Dom José. A escola fica no coração de Sobral e abrange várias cidades da Zona Norte. O Colégio Sant’Ana desenvolve um projeto educativo, proporcionando à comunidade escolar uma formação humana, cristã e tecnológica. Hoje continua firme em seus preceitos de Fé e Formação Integral, sendo este o grande diferencial.
A celebração foi presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. Concelebraram os padres: Pe. José Canafístula (Berg), pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Pe. Ítalo Arcanjo, capelão da Capela do Colégio Sant’Ana e administrador da Área Pastoral da Divina Misericórdia; Pe. Emanuel Franklin, pároco da Paróquia de Massapê; Pe. Tomé, pároco da Paróquia de Cruz; Pe. Eufrázio Filho, capelão da Capela do Menino Deus. Os sacerdotes foram auxiliados pelos diáconos permanentes: Luiz Gonzaga e Júnior.
Gestores, professores, funcionários, pais e alunos, participaram da celebração eucarística em comemoração à data alusiva. Destaca-se também a presença da vigária provincial, Irmã Elza Melo. Na homilia, Dom Vasconcelos relembrou um pouco a trajetória do colégio e todos aqueles que fizeram parte, sem esquecer, da Mestra Anizia. “Ao longo de todos esses anos, o colégio Sant’Ana preocupou-se em transmitir a todos os seus alunos o legado das Filhas de Sant’Ana já trazido pela sua mestra fundadora, a Beata Madre Rosa Gattorno. Além de transmitir ensinamentos, traziam no coração o desejo de transmitir o amor. Na história deste colégio encontramos muitos imortais, não se pode falar deste corpo docente sem mencionar a Mestra Anizia. Para essa cidade e entidade religiosa, essa criatura de Deus se tornou imortal”, disse.
O bispo diocesano desejou que o Colégio Sant’Ana continue nessa missão de lapidar e mostrar o brilho interior que existe em cada aluno e em cada componente desta escola. Não obstante, que ensinem aos seus alunos a amar como Cristo nos ama. No final da celebração, a diretora, Irmã Rita Vasconcelos, relembrou a trajetória do colégio desde a chegada das irmãs a convite do então bispo, Dom José Tupinambá da Frota, tornando-se o primeiro colégio educativo, e a partir de então uma história de fé e educação vem transformando a vida de crianças e jovens.
Thais Helena – Redação Jornal Correio da Semana