Breve histórico do Jornal Correio da Semana que completa 106 anos

0
431206487_7376073619120227_4734260333953959905_n

No dia 31 de março de 1918, começou a circular o “Correio da Semana”, tendo como fundador e patrocinador Dom José Tupinambá da Frota, seu primeiro diretor foi o Pe. José de Lima Ferreira e seu redator o Pe. Leopoldo Fernandes Pinheiro.
O Maquinário adquirido pela Diocese de Sobral no mercado tipográfico era composto por suas máquinas antigas, uma Italiana da marca Augusta Torino (1910), da empresa Unione Nazionale Fenderie Caracteri e Fabrice machine da empresa Francesa de marca alauzet Breveté, produzida pela CGDC/Paris Ex-Press. Com o passar do tempo, as duas máquinas foram substituídas pela impressora Linotipo, fabricada nos EUA, considerada à época, o mais avançado maquinário de impressão de jornais.
A Linotipia é um processo de impressão feito através de um tipo de máquina de composição de tipos de chumbo, chamado Linótipo (ou Linotype), inventado em 1884 em Baltimore, nos Estados Unidos, pelo alemão Ottmar Mergenthaler.
Acompanhando a evolução dos tempos, adequando-se aos avanços da tecnologia e modernidade, e satisfazendo as exigências dos leitores, que acompanham os fatos do dia-a-dia das cidades que gravitam em torno da Princesa do Norte, o CORREIO DA SEMANA passou também a retratar ações e potenciais valorosos de nossa gente, a resguardar a cultura em uma oficina sempre viva de riquezas e expressões alinhadas aos anseios da coletividade.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *