Dom Vasconcelos preside solenidades que marcam o Natal do Senhor na Sé Catedral de Sobral
Solene Vigília Pascal
No dia 24 de dezembro, a Igreja em todo o mundo celebrou a Solene Vigília do Natal do Senhor. Dom Vasconcelos presidiu a solenidade na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral.
Com a celebração das Primeiras Vésperas, inicia-se o Tempo do Natal do Senhor, que terminará no dia 6 de janeiro com a celebração da Festa da Epifania do Senhor, ocasião em que somos convidados a recordar a Festa do Batismo do Senhor.
Ao cair da tarde, ou no início da noite, a liturgia natalina contempla a celebração da Santa Missa da Vigília do Natal, que é uma liturgia preparatória para o grande acontecimento das próximas horas.
Após o canto da Kalenda, os sinos anunciaram o nascimento do Menino Jesus. Concelebraram a missa os padres: Berg, pároco da Paróquia da Sé e Cura da Catedral; Denilson de Sousa, vigário paroquial e reitor do Seminário Maior de Filosofia São João Paulo II; e Livandro Monteiro, da Comunidade Shalom. Os presbíteros foram auxiliados pelo diácono permanente Cândido Aguiar.
Dom Vasconcelos, em sua homilia, lembrou que, embora muitos séculos tenham se passado, anualmente, neste mesmo tempo, a Igreja celebra o nascimento de Jesus. “Não estamos celebrando seu aniversário, mas o seu nascimento, que se torna presente no aqui e no agora, esse grande acontecimento e mistério. Jesus está presente, ele é o Emanuel, ontem, hoje e sempre”, disse.
Rendendo glória a Deus nas alturas, o bispo mencionou que, ao desejarmos um Feliz Natal uns aos outros, estamos afirmando que Jesus renasce nas casas e nas famílias, e que Ele transformará muitas vidas, pois Ele é a luz do mundo.
Ao final da celebração, a imagem do Menino Jesus foi trasladada em procissão para o presépio, localizado na lateral direita da Catedral.
Natal do Senhor
No dia 25 de dezembro, houve três celebrações na Sé Catedral, às 9h, 16h e 18h30. Dom Vasconcelos presidiu a Solenidade do Natal do Senhor no último horário.
Ao celebrar o Natal do Senhor, a igreja proclama sobre os telhados a manifestação do verbo de Deus aos homens, tendo como verdadeiro significado do Natal, o nascimento do Menino Jesus. Portanto, o Natal é a plenitude de Deus no contexto vivencial humano.
“É maravilhoso saber que Deus veio ao mundo para nos salvar, se fez homem para nos reconciliar com Deus e nos dá a vida eterna. Temos que ouvir a palavra e nos deixar transformar por ela, e é isso que a liturgia de hoje nos apresenta, pois não basta celebrar o Natal em uma vez só, mas precisa de uma semana inteira”, disse o bispo em homilia.
Dom Vasconcelos continuou ressaltando que Jesus é a palavra de Deus, o rosto visível do Deus invisível. “A palavra de Deus nos orienta, mas, ao mesmo tempo nos incomoda. Ouvir a palavra de Deus implica em uma transformação interior na nossa vida, temos que ouvi-la e deixar nos converter por essa palavra”.
No adro da Catedral, os fieis reuniram-se com os presbíteros no final da celebração e saudaram uns aos outros desejando um santo e feliz natal.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana