Dom Vasconcelos será empossado Conselheiro de Honra da Academia Brasileira de Hagiologia
![Dom_Vasconcelos_Sobral](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2025/02/Dom_Vasconcelos_Sobral.jpg)
Posse
O Presidente da Academia Brasileira de Hagiologia – ABRHAGI, Dom André Alves dos Santos, OSB, e o Presidente de Honra da ABRHAGI, Prof. Dr. Comend. José Luís Araújo Lira, têm a grata satisfação de convidar para a Solenidade de Posse de Sua Excelência Reverendíssima o Senhor Bispo Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, Bispo Diocesano de Sobral, no Conselho de Honra da ABRHAGI, na categoria de titular vitalício da Cadeira N° 5. A solenidade dar-se-á ao final da Santa Missa Dominical do dia 9 de fevereiro de 2025, 5º Domingo do Tempo Comum, às 18h30, na Catedral de Nossa Senhora da Conceição de Sobral (Praça da Sé, Sobral, Ceará).
A Academia
A Academia Brasileira de Hagiologia foi fundada em 8 de dezembro de 2004, ano do 150º aniversário da criação da Arquidiocese de Fortaleza; 140º aniversário de fundação do Seminário da Prainha, em Fortaleza; dia do 150º aniversário da proclamação do dogma da Imaculada Conceição e do 100º aniversário da coroação de Nossa Senhora Aparecida, por iniciativa dos advogados e escritores Matusahila Santiago e José Luís Lira, após criarem com sucesso a Academia Fortalezense de Letras, desta vez, acompanhados da desembargadora Gizela Nunes da Costa, fundaram a Academia Brasileira de Hagiologia (ABRHAGI).
A ABRHAGI é uma instituição cultural que estuda a Hagiologia, ou seja, os santos católicos, movimentos messiânicos, candidatos à canonização e coisas sagradas.
A primeira diretoria foi empossada no dia 11 de fevereiro de 2005, em honra de Nossa Senhora de Lourdes que confirmou o dogma da Imaculada Conceição e ficou assim composta: Presidente de Honra: Dom José Bezerra Coutinho; Presidente: José Luís Lira; Vice-presidente: Matusahila Santiago; Secretária-geral: Gizela Nunes da Costa; Primeira-secretária: Maria Norma Maia Soares; Tesoureiro: José Olavo Rodrigues; Primeira-tesoureira: Irmã Elisabeth Silveira; Relações Públicas: Paulo Mindello.
A instituição é composta por 40 acadêmicos efetivos, que ocupam uma cadeira que tem por patrono um santo, beato ou servo de escolhido pelos fundadores; 5 conselheiros de honra, maior honraria da instituição, cujos primeiros ocupantes são os fundadores de cada cadeira, e a patronesse geral do Conselho e da Academia é Nossa Senhora Aparecida. Existem, ainda, os sócios honorários.
O Conselho de Honra
É a maior honraria da Academia Brasileira de Hagiologia. Condição para ser Conselheiro de Honra: ressalvados os Sócios-Fundadores, só poderão integrar o Conselho de Honra (maior honraria da ABRHAGI), Sócio-Fundador e/ou Efetivo ou autoridade eclesiástica, com a vacância de uma das 5 (cinco) cadeiras, tendo a aprovação unânime da Diretoria. Os Conselheiros de Honra terão todos os direitos dos Sócios-Efetivos, salvo o direito a voto nas eleições para a sucessão de titular de cadeira de Sócio-Efetivo. Até o presente momento apenas um leigo ocupou e ocupa uma cadeira no Conselho, o fundador, Comendador José Luís Araújo Lira.
Patronesse: Nossa Senhora Aparecida
Cadeira 1. Atual ocupante: Comendador José Luís Araújo Lira. 1º Ocupante e Patrono: Dom José Bezerra Coutinho
Cadeira 2. Atual ocupante: Cardeal Dom Sérgio da Rocha. 1º Ocupante e Patrono: Mons. André Viana Camurça
Cadeira 3. Atual ocupante: Dom Manuel Edmilson da Cruz. 1º Ocupante e Patrono: Dom Aloísio Lorscheider, OFM. 2ª Ocupante: Ir. Elisabeth Silveira, FC
Cadeira 4. 1º ocupante: Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques
Cadeira 5. Acadêmico eleito: Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. 1º Ocupante e Patrono: Dom Aldo Di Cillo Pagotto, SSS.
Dom Vasconcelos (Perfil)
Eleito Conselheiro de Honra, vitalício, da cadeira Nº 5 do Conselho, em 27 de novembro de 2024, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos é natural de Garanhuns, Pernambuco, nascido a 12 de maio de 1963.
Foi bispo auxiliar de Fortaleza e é bispo diocesano de Sobral. Iniciou seus estudos filosóficos no Seminário do Regional Nordeste II e no Instituto Teológico do Recife, na Arquidiocese de Olinda e Recife. Realizou os estudos teológicos na Faculdade Católica Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Cursou Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, realizando curso de formador em Roma.
Foi ordenado presbítero a 9 de dezembro de 1989, por Dom Tiago Postma. Como presbítero exerceu a função de vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas, e da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em Itaíba entre os anos de 1990 e 2000.
De 2000 a 2005 foi pároco da paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una. Entre os anos de 2002 até 2005 foi coordenador de pastoral da Diocese de Garanhuns e membro do Conselho Presbiteral diocesano.
Em 31 de julho de 2008 foi nomeado formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru e em 11 de dezembro do mesmo foi nomeado Reitor do Seminário Maior Interdiocesano Nossa Senhora das Dores na Diocese de Caruaru, e responsável pela formação no Regional Nordeste II da CNBB.
Episcopado
Em 21 de março de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo titular de Canápio e auxiliar de Fortaleza, recebendo a ordenação episcopal no dia 11 de junho de 2012, pelas mãos do bispo de Garanhuns Dom Fernando José Monteiro Guimarães. Sendo bispos consagrantes, Dom José Antonio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza e Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru.
Em 1º de fevereiro de 2015 foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Sobral. No dia 8 de julho de 2015 foi nomeado bispo da Diocese de Sobral pelo Papa Francisco, tendo sua posse canônica ocorrido no dia 29 de agosto do mesmo ano.
Em 9 de maio de 2019, foi eleito presidente do regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Concluído seu mandato, em 27 de abril de 2023, foi eleito vice-presidente do mesmo Regional Nordeste I da CNBB (Ceará), para o quadriênio de 2023-2027.
Entidades Culturais
É sócio honorário da Academia Sobralense de Estudos e Letras; do Instituto Histórico e Geográfico de Sobral e do Instituto Histórico, Geográfico e Cultural de Garanhuns.
Títulos de Cidadania
Título de Cidadão Cearense concedido pela Assembleia Legislativa do Estado do Ceará, por meio da Lei Estadual Nº 17.965, de 7 de março de 2022.
Título de Cidadão Sobralense, concedido pela Câmara Municipal de Sobral, em 5 de julho de 2018.
Cidadão Santanense, concedido pela Câmara Municipal de Santana do Acaraú, em 21 de julho de 2022.
É, ainda, cidadão honorífico de Massapê, Meruoca, Frecheirinhas e Alcântaras, no Ceará; e de São Bento do Una e Águas Belas, em Pernambuco, entre outros.
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-7-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-6-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-5-300x159.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-1-300x168.jpg)