Semana Santa é marcada por fé, devoção e participação intensa dos fiéis na Catedral de Sobral

Domingo de Ramos
Na Solenidade do Domingo de Ramos e da Paixão do Senhor, os católicos no mundo inteiro revivem a entrada triunfal de Jesus em Jerusalém, montado em um jumentinho com toda sua humildade. As pessoas o reconhecem e gritam: Hosana ao filho de Davi!
Ao amanhecer do último domingo, 13 de abril, toda a comunidade paroquial e fieis de inúmeros lugares se concentraram no Santuário São Francisco de Assis, em Sobral, para a bênção solene de Ramos. A programação deu seguimento com a procissão com destino à Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição.
Dom Vasconcelos presidiu a Solenidade, que contou com a concelebração dos frades franciscanos, do pároco da Paróquia da Sé, Padre Berg; do vigário paroquial, Padre Denilson de Sousa e Padre Livandro Monteiro da comunidade Shalom.
A celebração, marcada por profunda devoção e expressiva participação do povo, relembrou a entrada de Jesus em Jerusalém, dando início à Semana Santa, a semana maior.
“Hoje celebramos o Domingo de Ramos, a própria liturgia nos apresenta dois aspectos que se contrastam. Parecem opostos um ao outro, mas que na verdade se completam. O evangelho de hoje apresenta alegrias e tristezas, trevas e glórias. Por que isso acontece? A nossa vida é paradoxal, marcada por dores, lágrimas, sofrimentos, angústias, perseguições, mas ao mesmo tempo a nossa vida é marcada por graça, por afago, caridade, sobretudo por misericórdia da parte de Deus, nosso pai. Essa realidade da vida é plenamente assumida, vivida e revivida em Nosso Senhor Jesus Cristo”, disse o bispo em homilia.
Dom Vasconcelos continuou dizendo que todos precisam aprender a acolher Jesus, e despojar-se das ideologias. “Precisamos assumir Jesus na sua essência e pedir a Ele que nos ajude a compreender o mundo e a saber viver no mundo, bem como ele viveu aqui sendo Deus e rei de todo o universo. Que essa semana maior nos faça viver na esperança, fé e caridade, ouvindo com os ouvidos de Maria e o coração transpassado pela dor como o de Nossa Senhora das Dores”, exortou.
Na Catedral, houveram quatro celebrações durante o dia e com grande participação do povo sobralense, já dando início aos ritos litúrgicos da Semana Maior.



