Santa Casa de Sobral retoma gestão pela Diocese sob nova direção

0
foto-da-santa-casa-1200x603

A Associação Santa Casa de Misericórdia de Sobral (ASCMS) informa que foi oficialmente revogado o decreto de intervenção municipal que vigorava sobre o hospital Santa Casa de Misericórdia de Sobral. Com o fim da intervenção municipal, o hospital retorna à gestão da sua associação mantenedora.
A decisão resulta de um entendimento conjunto entre a Prefeitura de Sobral, o Governo do Estado do Ceará, o Ministério da Saúde e a Diocese de Sobral – entidade mantenedora da instituição. A gestão da instituição será financiada de forma tripartite, com recursos municipais, estaduais e federais.
Nesta nova fase, marcada pelo compromisso com a responsabilidade técnica e a continuidade dos serviços de saúde, a ASCMS nomeia, para a função de diretora geral transitória, a enfermeira e administradora hospitalar Renata Albaladejo Morbeck, profissional indicada consensualmente pelo Governo do Estado do Ceará e pelo Ministério da Saúde.
A nomeação tem caráter temporário, pelo período de quatro meses, e visa assegurar a estabilidade institucional e a boa condução administrativa da unidade hospitalar. Com ampla experiência em gestão hospitalar, Renata Morbeck assume o desafio de liderar a Santa Casa com foco técnico, eficiência na gestão e diálogo com todos os setores da saúde.
A Diocese de Sobral, comprometida com a missão filantrópica da Santa Casa, seguirá atuando de forma colaborativa durante o processo de transição, reafirmando seu compromisso com a saúde, a dignidade dos pacientes e o bem-estar dos colaboradores e da comunidade sobralense.

Fim da intervenção
Durante assinatura do decreto municipal que encerra a intervenção, o diretor-geral da ASCMS, Padre Raimundo Nonato Leonardo Bastos, agradeceu ao prefeito Oscar Rodrigues e à secretária de saúde de Sobral Michelle Alves. Também reconheceu o serviço dos médicos José Ueides Fechine Júnior e Lizandro de Andrade Teles que assumiram a direção da Santa Casa de Misericórdia de Sobral durante este semestre. Acolheu ainda a nova gestora da unidade de saúde.
“Em nome da Associação Santa Casa de Misericórdia de Sobral e da Diocese de Sobral, nós recebemos de volta a Santa Casa na certeza de que a presente intervenção fez o melhor pelo hospital. Também queremos acolher a Dra. Renata, uma pessoa técnica, humana, que terá muito a contribuir conosco”, disse.
A nova diretora Renata Morbeck disse ser uma honra participar desse processo. “Serei um vetor para podermos construir toda essa transição entre a intervenção e a acolhida do equipamento pela Associação Santa Casa. É um movimento muito nobre, quadripartite entre as esferas federal, estadual, municipal e a Associação. Todos em um esforço conjunto para podermos continuar o trabalho feito ao longo desses seis meses com uma preocupação muito grande de incrementar a governança dentro da Santa Casa e fazer a gestão desse novo recurso que será cotado para fazermos as melhores escolhas, onde aportar para um caminho de sustentabilidade da Santa Casa”, ressalta.  A diretora disse ainda que está sendo finalizado um diagnóstico do que foi encontrado na instituição para fazer essas escolhas com vistas à sustentabilidade. “É uma instituição centenária com uma importância muito grande que precisa se manter, continuar para servir ao povo”, completa.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *