Paulo Quezado, eternamente advogado
Por José Luís Lira
Advogado, escritor e professor adjunto do Curso de Direito da UVA
No dia 5 de setembro último, Paulo Napoleão Gonçalves Quezado, natural de Aurora, Ceará, completou 70 anos. Jurista, político, professor e escritor, Paulo Quezado é um dos mais renomados advogados do Estado, com atuação destacada na advocacia em geral e, em especial, na área criminal.
Filho de José Pinto Quezado e de Leopoldina Gonçalves Quezado, a dona Louzinha, cresceu em uma família marcada pelo compromisso público. Seu pai foi titular do Cartório Quezado, 1º Ofício de Aurora, fundado em 1906. Sua mãe, primeira vereadora do município, desempenhou papel fundamental na implantação de escolas de ensino fundamental em Aurora.
Advogado militante desde 1979, formou-se em Direito pela Universidade Federal do Ceará, instituição na qual também lecionou entre 1979 e 1981. Foi professor do curso de Direito da Universidade de Fortaleza (Unifor) entre 1994 e 1995, além de docente do curso de História da Universidade Estadual do Ceará, onde se graduou, de 1980 a 2004. Lecionou ainda em colégios tradicionais de Fortaleza, como 7 de Setembro, Santa Cecília, Dorotéias, São João e Castelo.
É casado com a também advogada Viviane Diogo Diógenes Quezado, com quem teve os quadrigêmeos Giovanna, Guilherme, Eduardo e André.
Na vida pública, foi deputado estadual constituinte do Ceará (1987–1990), pelo Partido Democrático Trabalhista (PDT), exercendo o cargo de 4º secretário da Assembleia Legislativa no biênio 1987–1988. Como parlamentar, teve atuação política intensa, chegando também à presidência estadual do PDT.
Entre 1985 e 1988, foi conselheiro estadual da Ordem dos Advogados do Brasil – Seção Ceará (OAB/CE), e conselheiro federal entre 1989 e 1990. Foi eleito presidente da OAB/CE para o triênio 1998–2000, reeleito para a gestão 2001–2003 e, posteriormente, atuou como conselheiro federal no período de 2004 a 2007.
Durante sua gestão, a OAB/CE fortaleceu a defesa dos interesses da advocacia, criando novas comissões, construindo as sedes da Ordem em Sobral, Crato e Iguatu, e inaugurando uma nova sede em Juazeiro do Norte. Também foram abertas diversas salas para advogados nos fóruns da capital e do interior, implantado o serviço de transporte gratuito para advogados em Fortaleza (ligando o centro ao Tribunal de Justiça) e entre Juazeiro do Norte e Crato. Além disso, criou-se o estacionamento do advogado no Fórum Clóvis Beviláqua e fundou o Centro de Pesquisa da OAB.
Conferencista requisitado, Paulo Quezado é autor de obras jurídicas, profundo conhecedor da história do Ceará e da advocacia, além de criador da Teoria Tropicalista do Direito.
O título deste artigo remete a uma resposta do homenageado a uma entrevistadora que lhe perguntou se pensava em se aposentar. Sem hesitar, Quezado afirmou que advogaria por toda a vida. Parabenizamos, portanto, ao Dr. Paulo Quezado, desejando-lhe vida longa e produtiva, sempre a serviço da família, da advocacia e da sociedade.

