Estamos vivendo um tempo de graça na Diocese de Sobral: a abertura da Causa de Beatificação do Servo de Deus Joaquim Arnóbio de Andrade. É um acontecimento eclesial, não somente para a Igreja de Sobral, a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, mas para toda a urbe cristã, para os católicos que encontram nas virtudes humanas pessoas que por amor a Jesus Cristo trilharam o caminho da santidade e nos apontam a meta: Jesus Cristo.
Sacerdote diocesano da Diocese de Sobral, nasceu em Massapê (CE), no dia 26 de abril de 1915. Foi batizado a 25 de junho de 1915, pelo Padre Antônio Cândido de Melo. Sua ordenação diaconal no dia 30 de janeiro de l938 e a sacerdotal se deu no dia 20 de novembro de l938, pela imposição das mãos de Dom José Tupinambá da Frota. Em l5 de agosto fundou a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus. Faleceu em Fortaleza (CE), às l0 horas da terça-feira santa, dia 2 de abril de l985, em fama de santidade.
Monsenhor Arnóbio, como era conhecido na Diocese de Sobral, se tornou um apóstolo da reparação ao Sagrado Coração de Jesus, buscando na oração e na Eucaristia a fonte de seu zelo pelas coisas de Deus, um ato de desagravo palas ofensas feitas ao Sacratíssimo Coração de Jesus, principalmente por aqueles e aquelas que lhes são mais “caros”, mais do seu convívio familiar: “Se o ultraje viesse de um inimigo, eu o teria suportado; se a agressão partisse de quem me odeia, dele me esconderia. Mas eras tu, meu companheiro, meu íntimo amigo, com quem me entretinha em doces colóquios; com quem, por entre a multidão, íamos à casa de Deus. 16” (Salmo 54, 13-15).
Foi esse o chamado que o impeliu a fundar a Congregação das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus: o sentimento de reparação. Amar o Amor que não é amado. Cuidar das coisas do Pai: do seu rebanho, reparar o pecado dos ultrajes e sacrilégios que tantas vezes é ofendida a Divindade. Deus é amor, diz o evangelista São João.

1 thought on “SERVO DE DEUS

  1. Morei no Colégio Sagrado Coração de Jesus, em Sobral, no ano de 1984….a conite de Monsenhor Arnóbio. Estaa me preparando para entrar no Seminário São José. Se posso resumir este tempo de Convivio com ele numa frase: Mons. Arnóbio transmitia Deus com seu olhar paternal. Desejo assistir a está Canonização.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *