Políticas públicas contribuem para redução da criminalidade em Sobral

A ocupação cultural dos espaços públicos aliada às ações de combate e prevenção à criminalidade proporcionou mais segurança à população de Sobral. Apesar da violência ser uma problemática nacional, os órgãos públicos do estado cearense têm investido constantemente em políticas públicas efetivas baseadas no trabalho de inteligência policial, mediação de conflitos e na prevenção social ao crime.
Segundo dados da Secretaria de Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS) do estado do Ceará, agosto se consolidou como o 17º mês seguido de redução nos Crimes Violentos Letais Intencionais (CVLI), que abrange os homicídios dolosos/feminicídio, lesão corporal seguida de morte e latrocínio. No Estado, levando em consideração os últimos oito meses, os índices caíram 52,2% em comparação ao mesmo período de 2018.
Em Sobral, no acumulado de janeiro a agosto de 2019, os índices caíram 40,9% em comparação ao mesmo período de 2018, com 27 mortes a menos. Este é o melhor resultado desde 2016. Em agosto deste ano também houve queda de 81,3% no número de roubos de veículos quando comparado com o mesmo mês em 2018.
Ações de prevenção à criminalidade
Desde 2017, quando a Unidade Integrada de Segurança (Uniseg) foi instalada em Sobral, as estratégias propostas têm mudado a realidade da segurança pública na cidade. Com o apoio da Prefeitura Municipal, a Uniseg planeja e realiza a implantação de projetos sociais destinados à comunidade, como eventos para crianças, campeonatos de futebol para jovens e sessões de cinema. Essas ações também são realizadas nas bases comunitárias da Polícia Militar instaladas nos bairros mais vulneráveis.
De acordo com o comandante da Uniseg Sobral, tenente Marcos Paulo, o objetivo é alcançar resultados ainda melhores. “Ainda há trabalho a fazer, ainda há assaltos na cidade. Temos que compreender que é difícil zerar o número de roubos de uma cidade no porte de Sobral, com 208 mil habitantes. Mas o nosso desejo, nosso sonho é fazer com que essa cidade seja mais tranquila segura do estado do Ceará”, explicou.
A população pode contribuir com as investigações repassando informações que possam auxiliar os trabalhos policiais. As denúncias podem ser feitas pelo número 181, o Disque Denúncia da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), para o número (88) 99261-3471, que é o WhatsApp do Núcleo de Homicídios e Proteção à Pessoa (NHPP), por onde podem ser feitas denúncias via mensagem. O sigilo e o anonimato são garantidos.



