A educação informal sempre me chamou muito a atenção. Essa educação do berço, como chamamos, é de fundamental importância na vida de qualquer ser humano, quer seja pobre, rico, branco, mameluco, pardo, preto. Aliás, quero frisar aqui que tenho visto pessoas abastadas e letradas, porém mau educadas e pessoas pobres não letradas que são educadas.
A educação espontânea se move dentro de uma harmonia familiar em que o respeito está em primeiro lugar, além de existir o caráter, a honestidade. O filho obedece e debate com os seus pais e irmãos mais velhos numa convivência agradável, aprendendo a respeitar o outro.
O outro às vezes na nossa vida é um problema quando não teve uma educação natural dentro de casa. É aí que aquele que foi educado aprendendo a ter respeito, caráter e honestidade, deve se comportar de uma maneira compreensiva para com o outro. O que se deve fazer é não se igualar a pessoas grosseiras que muitas vezes querem ser superiores a nós.
Dentro desse pensamento a educação caseira extrapola os limites da convivência interna e vai a destinos desconhecidos lá fora. Nesse momento temos de compreender não só o outro, mas também o meio ambiente. Compreender o meio ambiente é cuidar dele.
Sendo assim, faz-se necessário cuidar da Terra, como diz Leonardo Boff. E cuidar da Terra é cuidar da água, das árvores, da energia, do lixo. Tome banho de no máximo cinco minutos. Não passe muito sabonete no corpo para gastar menos água ao retirá-lo. Se for lavar seu carro use o balde em vez de mangueira. Veja se alguma torneira está vazando na sua casa.
Para preservar as árvores tenha cuidado ao mandar fazer a poda. Não coloque fogo em propriedades. O fogo, além de poder atingir outra mata vizinha enfraquece a terra. A queimada do solo pode trazer várias consequências: elimina nutrientes essenciais como o fósforo, potássio e nitrogênio; reduz a umidade do solo; dificulta a infiltração da água e penetração das raízes no solo.
O cuidar da energia deve ser pensado antes de sair desperdiçando, pois, a natureza sofre igual o nosso bolso, já que a energia distribuída pelas concessionárias é gerada por usinas que agridem o meio ambiente. Retire os aparelhos das tomadas. A maioria dos eletrodomésticos desligados, mas conectados na tomada gastam energia. Não guarde alimentos quentes na geladeira e não coloque roupas para secar atrás, pois força a geladeira a gastar mais energia. Evite abrir demasiadamente a geladeira e verifique se a borracha está bem vedada. Troque as suas lâmpadas fluorescentes pelas lâmpadas Led.
E o lixo? O lixo é um material que devemos ter um cuidado especial, pois nele temos alguns que podem ser reciclados. Para jogarmos fora é preciso separarmos em sacolas os vidros, os plásticos, os metais, os alumínios. Dessa forma estaremos ajudando a natureza e as pessoas que buscam o lixo de porta em porta para sobreviverem da reciclagem. Uma verdade que dói no coração.
Prof. Salmito Campos (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *