Salmito Campos

Há uma música antiga que diz: “Só tem lugar nesta mesa pra quem ama e pede perdão, só comunga nesta ceia quem comunga na vida do irmão”. É uma canção muito usada em campanhas de solidariedade.
Mas o que significa a palavra solidariedade? O dicionário define como “característica da pessoa solidária, de quem está disposto a ajudar, acompanhar ou defender outra pessoa”.
Porém, ser solidário é uma necessidade urgente dos tempos atuais e quando ela vem acompanhada de princípios evangélicos, torna-se uma atitude transformadora e cheia de esperança. Ela deixa frutos na vida de quem ajuda e de quem recebe.
No entanto, como praticar a solidariedade à luz do Evangelho? Vamos responder com a passagem de Mateus 25,35: “porque tive fome e me destes de comer; tive sede e me destes de beber; era pere¬grino e me acolhestes; nu e me vestistes; enfermo e me visitastes; estava na prisão e viestes a mim”.
Assim, a partir das Sagradas Escrituras, preparamos ações que podem te inspirar a praticar mais a solidariedade a fim de ajudar cada um de nós a sermos agentes transformadores na sociedade.
Empatia e solidariedade. Antes de qualquer ação solidária, é importante ter no coração sentimentos de compaixão para com o outro, ou seja, colocar-se no lugar dele, ter empatia.
Ora, empatia é diferente de simpatia, muitos são simpáticos, porém nem todos são empáticos. Empatia é uma característica de quem se vê na situação do outro e procura ajudar sem julgar.
Portanto, o primeiro passo é colocar-se à disposição do outro porque ele é igual a mim, possui as mesmas necessidades, tem direito a mesma dignidade e assim a solidariedade será uma consequência de tudo.
Doação de alimentos. É verdade que existem muitas iniciativas para doação de alimentos no mundo, como também há período do ano que isso ocorre mais, por exemplo, no Natal. Porém ainda não é suficiente para matar a fome de todos.
E junto com a pandemia da covid 19, veio a pandemia da fome no mundo. Só no Brasil são “116 milhões de pessoas — mais da metade dos lares brasileiros — estavam em situação de insegurança alimentar e 19 milhões passavam fome, segundo pesquisa da Rede Penssan.
Sendo assim, a doação de alimentos é fundamental na prática da solidariedade. Com certeza, perto de você, existe uma associação ou paróquia que arrecada alimentos para as famílias.
A água como urgência na solidariedade. No dia 21 de março comemora-se o Dia Mundial da Água e no dia 19 de novembro, o dia do “Banheiro”. E segundo a ONU (Organização das Nações Unidas), em todo o globo, 4,2 bilhões de pessoas não têm acesso a esse serviço por falta de saneamento básico.
Logo, a água é uma necessidade vital para o ser humano e para o planeta; a falta de água gera consequências graves e preservá-la é praticar a solidariedade.
O Papa Francisco, no dia Mundial da Água, lembrou que a segurança da água hoje é ameaçada pela poluição, conflitos, mudanças climáticas e abuso dos recursos naturais.
Portanto, dar de beber a alguém, economizar água e cuidar do meio ambiente são ações solidárias que trarão bem-estar para toda humanidade.
Fui peregrino e agora sou migrante! No tempo de Jesus, as peregrinações eram comuns. Os judeus estavam sempre a caminho desde o tempo de Abraão e, todos os anos, eles iam a Jerusalém pelo menos uma vez. Hoje, os peregrinos são também o povo de Deus em busca de solidariedade.
No entanto, o peregrino de hoje tem, também, outro rosto: o do migrante! Segundo a ONU, um número recorde de refugiados e migrantes cruzam as fronteiras internacionais fugindo de conflitos, perseguições e da pobreza, constantemente! (scalabrinianos.bom/blog).
Os Scalabriniamos desenvolvem uma ajuda aos migrantes. Qualquer um de nós pode ser solidário para quem está necessitando de ajuda. Uma grande solidariedade que aconteceu no Brasil, foi quando muitos brasileiros ajudaram a população do Rio Grande do Sul na ocasião das enchentes de 2024. Vi, aqui em Sobral, saindo carradas de alimentos para as pessoas que perderam suas casas e não podiam nem trabalhar. Parabéns Sobral! Pela solidariedade!
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *