Advento: A esperança que se renova! Preparação para a Solenidade do Natal do Senhor

0

A cada ano, todos os cristãos são chamados a renovarem a fé e a esperança com a preparação para a celebração do Natal do Senhor. Este é o tempo favorável para o resgate de boas práticas, o exercício da espiritualidade, a vivência do amor, a união das famílias, o acolhimento, a empatia e a partilha mútua entre irmãos e irmãs. Somos literalmente convidados a abrirmos o coração e a mente para meditar sobre o nascimento de Jesus Cristo, o Verbo de Deus encarnado que visitou a humanidade em função da revelação do seu Reino e para a salvação da humanidade.
Com o tempo do Advento, renovam-se os preparativos para celebrar a vinda do Emanuel, o Deus conosco. Em toda boa catequese aprendemos que o advento, cujo termo do latim – “adventos” significa “vinda”, “chegada”, marca o início do Tempo Litúrgico da Igreja Católica e a história da salvação com a encarnação e nascimento do Filho de Deus. Trata-se de um tempo caracterizado pela alegria, vigilância e expectativa em diversos lares cristãos. Na liturgia proposta pela Igreja, vivencia-se este tempo durante quatro semanas ou domingos que antecedem o Natal, mais precisamente, começa com as Primeiras Vésperas do 1º Domingo do Advento e termina antes das Primeiras Vésperas do Natal.
Na obra “Meditando a Palavra 1 – Advento e Natal”, publicada pela PAULUS Editora, o autor padre Augusto César Pereira (Em memória) notifica que o Advento é carregado de sentido com a mensagem da Boa-Nova que Cristo irá estabelecer em sua vinda ao mundo. Segundo a publicação, a primeira vinda de Cristo já aconteceu: o nascimento do Filho de Deus feito gente como nós, fato histórico que motiva as festividades do Natal em diversas partes do mundo. Há, portanto, duas características importantes neste período, conforme exemplifica a obra: Preparação para as solenidades de Natal, em que se comemora a primeira vinda do Filho Deus entre os homens, e ocasião que permite por meio desta lembrança, uma maior reflexão espiritual a fim de que os corações voltem-se para Deus e para a expectativa da segunda vinda do Cristo. Vale ressaltar que essa segunda vinda ainda não aconteceu, padre Augusto César Pereira recorda em sua obra que ela acontecerá no fim dos tempos, conforme as promessas do próprio Cristo narradas nos Evangelhos, entretanto, a Igreja convida a refletir sobre essas duas vindas. Sendo uma oportunidade de esperança, reparação e preparação para a construção de ações que visem um mundo novo e transformado.
Neste tempo, a liturgia, com enfoque nos acontecimentos das Sagradas Escrituras, oferece também um panorama geral deste grande acontecimento, de modo especial, as leituras bíblicas dominicais dos Evangelhos conforme os ciclos A, B e C, direcionam os fiéis para reflexões específicas, entre elas: a espera vigilante; o convite à conversão e preparação dos caminhos para receber Jesus, conforme o testemunho dado por João Batista, o último dos profetas;  a narrativa do anúncio do nascimento de Jesus  a Maria, a José e a Isabel e, por fim, o conhecimento profundo da pessoa de Jesus Cristo junto com suas ações, ensinamentos e sinais no meio de seu povo.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *