Aeroporto de Sobral receberá voos de aviação comercial e particular
O governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), anunciou que Agência Nacional de Aviação (Anac) autorizou o embarque e desembarque de voos de aviação geral no aeroporto de Sobral, na região Norte do estado. O anúncio foi feito na quarta-feira (14 de junho de 2023).
“Uma medida importante para a região que abriga várias indústrias e, por conta disso, tem grande procura pelo tráfego aéreo”, escreveu o governador em suas redes sociais.
Além disso, também foi homologado o uso do Sistema Indicador de Rampa de Aproximação de Precisão (Papi) no aeroporto de Sobral, o que permite o pouso de aviões a jato. O dispositivo auxilia os pilotos no pouso de aeronaves, por meio de sinalização com luzes no solo, sendo fundamental para a segurança nos voos.
“O Papi indica ao piloto, através de luzes vermelhas e brancas ao lado da pista, se a aeronave está muito alta ou muito baixa para pouso. Essa orientação garante segurança no momento da aproximação da aeronave para o pouso”, explica o gerente de Programas e Operações Aeroportuárias da Superintendência de Obras Públicas do Ceará (SOP), Marcus Pacobahyba.
Além de Sobral, os aeroportos de Aracati e Jericoacoara já operam com o Sistema Papi no auxílio do pouso das aeronaves. Outros quatro aeroportos (Crateús, Iguatu, São Benedito e Tauá) também passam pelo processo de homologação dos Papis para incremento da segurança das operações.
“O Governo do Ceará tem investido em equipamentos modernos e na ampliação das operações nos aeroportos regionais, que se refletem de forma direta no desenvolvimento econômico das regiões e dos grandes centros urbanos de nosso estado”, conclui o superintendente de Obras Públicas, Quintino Vieira.
(Foto: Divulgação | Governo do Ceará)