Agência Transfusional da Santa Casa de Sobral garante 97,2% de conformidade em revisita de avaliação e qualificação do Hemocentro Regional de Sobral

A Agência Transfusional da Santa Casa de Misericórdia de Sobral (SCMS) é uma Unidade Hemoterápica que tem como função, armazenar sangue e seus derivados, realizar exames imuno-hematológicos pré-transfusionais, liberar e transportar os produtos sanguíneos para as transfusões nos setores do hospital. A Agência transfusional não realiza a coleta do sangue, ou seja, para doação de sangue o Hemocentro Regional de Sobra ainda é o local indicado. Parceria essa que requer uma auditoria anual para avaliação e qualificação do Serviço. Neste ano, a auditoria aconteceu na quarta-feira (01/06) e garantiu à Agência Transfusional da Santa Casa 97,2% de conformidade nas práticas de segurança do paciente de acordo com os critérios do Programa Nacional de Qualificação da Hemorrede (PNQH) do Ministério da Saúde.
As áreas auditadas incluíam Coleta de Amostras e Cadastro, Imuno Receptor, Transfusão, Sistema de Gestão da Qualidade, Comitê – Hemovigilância, Estrutura Física – Instalações e Informações Gerais. De acordo com a enfermeira coordenadora interina da Agência Transfusional da Santa Casa, Marta Matos, a revisita tem o objetivo de garantir práticas de qualidade na segurança do paciente e proporcionar melhorias contínuas dos processos de trabalho, focando em uma cooperação e integração entre profissionais especialistas de referência nas áreas de Hematologia e Hemoterapia. “Ficamos felizes com o resultado de nosso trabalho. Desde já estendo os agradecimentos à toda equipe da Agência Transfusional da Santa Casa”, ressalta.
Para a diretora de Enfermagem do Complexo Santa Casa de Sobral, Dra. Conceição Nunes, o reconhecimento positivo é fruto de um exitoso trabalho de desenvolvimento dos processos assistenciais e gerenciais da Santa Casa voltados à segurança do paciente. “Nossa porcentagem de conformidade reafirma nosso esforço em estarmos buscando ofertar uma assistência de qualidade, humanizada, segura e sustentável para a população de Sobral e região”, enfatiza.



