Arco Nossa Senhora de Fátima em Sobral está sendo restaurado com investimento que chega a R$ 20.000

O cartão postal mais reconhecido de Sobral, o arco de Nossa Senhora de Fátima, localizado na Avenida Dr. Guarany, está passando por uma restauração. As obras feitas por meio da Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) tem objetivo de reparar e preservar o monumento de identidade sobralense. Os reparos acontecem no mês em que o município completa 248 anos.
A revitalização inclui serviços de pintura e outros reparos, respeitando a identidade cultural do monumento, considerado patrimônio histórico desde 1995 pela municipalidade de Sobral e desde 1999, no âmbito federal, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN). De acordo com dados divulgados, o investimento para revitalização do monumento é de cerca de R$ 20 mil, através de recursos do tesouro municipal.
O arco de Nossa Senhora de Fátima é um dos pontos turísticos mais conhecidos de Sobral. A ideia foi do Bispo Dom José Tupinambá da Frota, em 1953, como marco da visita de Nossa Senhora de Fátima ao município, antes da construção do arco havia um cruzeiro no local. O projeto foi de autoria do arquiteto Falb Rangel e a construção foi comandada pelo engenheiro Francisco Frutuoso do Vale. Muitas vezes referenciado como Arco do Triunfo, a construção foi feita segundo moldes do monumento parisiense de mesmo nome.
O arco de Nossa Senhora de Fátima foi tombado pelo IPHAN, junatmete com o centro Histórico de Sobral em 12 de Agosto de 1999. 2004, na gestão Cid Gomes, a a prefeitura do município de Sobral, após reformas e inaugurações de melhorias no arco e imediações, oficializou o entorno do monumento como Boulevard do Arco.



