Biblioteca Central da UVA tem trabalho aprovado em Seminário Nacional

0

Clube de Leitura da UVA reunido na Biblioteca Central no Campus Betânia

Por Fátima Moura
Com um projeto baseado no eixo Biblioteca e Sociedade, a Biblioteca Central(BC) da UVA participará do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária que ocorrerá no período de 28 de novembro a 1º de dezembro 2023 em Florianópolis – SC. O trabalho explana o tema “As demandas sociais da Biblioteca Central da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sua atuação enquanto patrimônio social e bem comum baseado na geração do conhecimento regional: relato do Clube de Leitura da Biblioteca Central da UVA antes, durante e no período pós-pandêmico de Covid-19”. O trabalho, que acaba de ser aprovado neste evento, foi elaborado pelos bibliotecários Claudineide Teles (diretora da BC), José Silva, Necilma Macedo, Doroteia Andrade e pela jornalista Fátima Moura.
Tendo em vista a inserção da BC no ranking das instituições promotores da sustentabilidade social, o Clube de Leitura, desde a implantação em 2019, direciona ações para promoção de práticas viáveis, que vão desde a abolição do uso de copos descartáveis até a orientação para o uso dos meios eletrônicos para a leitura e a pesquisa. Entende-se que a priorização dos meios virtuais na oferta de produtos e serviços de uma biblioteca contribui efetivamente com sua inclusão na cadeia produtiva favorável ao meio ambiente. Ações desta ordem, num espaço promotor e difusor de conhecimento e de arrimo acadêmico, têm que levar em conta o quanto é oneroso o processo que envolve a produção do livro, que se inicia com derrubada de árvores. À medida que propiciamos práticas que atenuam impactos ambientais, passamos a viabilizar meios para reduzir o uso do material físico, e, consequentemente, diminuir o consumo de água, energia, papel e gasolina.
O Clube de Leitura, em parceria com a Pro-Reiroria de Extensão, foi pensado, inicialmente, como uma ação prioritariamente presencial. Porém, no período de isolamento imposto pela pandemia, os encontros passaram a ocorrer, exclusivamente, na modalidade virtual. Foi notório o alto grau de resiliência e comprometimento de todos, com reflexos positivos no período pós-pandêmico, no que se refere a adesão e à qualidade dos debates. Estabeleceu-se expressivo diálogo social na explanação de temas que verberam na sociedade atual, tais como o racismo, o machismo, a violência doméstica, a sustentabilidade ambiental. Com o retorno dos encontros presenciais, a comunidade se reinventou e se apresentou ainda mais coesa. Os debates passaram a incorporar relatos de vivências dos participantes. A diretora da BC, Claudineide Teles destaca que “a aprovação deste projeto em tão conceituado evento nacional é uma grande oportunidade de divulgarmos as ações desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas da UVA, assim como expormos ações positivas e produtivas de nossa Universidade”, finalizou, ela.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *