Biblioteca Central da UVA tem trabalho aprovado em Seminário Nacional

Clube de Leitura da UVA reunido na Biblioteca Central no Campus Betânia
Por Fátima Moura
Com um projeto baseado no eixo Biblioteca e Sociedade, a Biblioteca Central(BC) da UVA participará do XXII Seminário Nacional de Bibliotecas Universitária que ocorrerá no período de 28 de novembro a 1º de dezembro 2023 em Florianópolis – SC. O trabalho explana o tema “As demandas sociais da Biblioteca Central da Fundação Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), sua atuação enquanto patrimônio social e bem comum baseado na geração do conhecimento regional: relato do Clube de Leitura da Biblioteca Central da UVA antes, durante e no período pós-pandêmico de Covid-19”. O trabalho, que acaba de ser aprovado neste evento, foi elaborado pelos bibliotecários Claudineide Teles (diretora da BC), José Silva, Necilma Macedo, Doroteia Andrade e pela jornalista Fátima Moura.
Tendo em vista a inserção da BC no ranking das instituições promotores da sustentabilidade social, o Clube de Leitura, desde a implantação em 2019, direciona ações para promoção de práticas viáveis, que vão desde a abolição do uso de copos descartáveis até a orientação para o uso dos meios eletrônicos para a leitura e a pesquisa. Entende-se que a priorização dos meios virtuais na oferta de produtos e serviços de uma biblioteca contribui efetivamente com sua inclusão na cadeia produtiva favorável ao meio ambiente. Ações desta ordem, num espaço promotor e difusor de conhecimento e de arrimo acadêmico, têm que levar em conta o quanto é oneroso o processo que envolve a produção do livro, que se inicia com derrubada de árvores. À medida que propiciamos práticas que atenuam impactos ambientais, passamos a viabilizar meios para reduzir o uso do material físico, e, consequentemente, diminuir o consumo de água, energia, papel e gasolina.
O Clube de Leitura, em parceria com a Pro-Reiroria de Extensão, foi pensado, inicialmente, como uma ação prioritariamente presencial. Porém, no período de isolamento imposto pela pandemia, os encontros passaram a ocorrer, exclusivamente, na modalidade virtual. Foi notório o alto grau de resiliência e comprometimento de todos, com reflexos positivos no período pós-pandêmico, no que se refere a adesão e à qualidade dos debates. Estabeleceu-se expressivo diálogo social na explanação de temas que verberam na sociedade atual, tais como o racismo, o machismo, a violência doméstica, a sustentabilidade ambiental. Com o retorno dos encontros presenciais, a comunidade se reinventou e se apresentou ainda mais coesa. Os debates passaram a incorporar relatos de vivências dos participantes. A diretora da BC, Claudineide Teles destaca que “a aprovação deste projeto em tão conceituado evento nacional é uma grande oportunidade de divulgarmos as ações desenvolvidas no Sistema de Bibliotecas da UVA, assim como expormos ações positivas e produtivas de nossa Universidade”, finalizou, ela.



