Coronavirus positive

Blood sample with respiratory coronavirus positive

Programa de Residência Universitária da UVA recebe inscrições até 18 de março
As inscrições de estudantes interessados em ingressar no Programa de Residência Universitária da Universidade Estadual Vale do Acaraú (PRU/UVA) encerrarão no dia 18 de março de 2020. De acordo com o Edital nº 002/2020, publicado em 18 de fevereiro desse ano, são ofertadas oferta 80 vagas para a formação de Cadastro Reserva.  Ainda de acordo com o Edital, os candidatos selecionados para compor o Cadastro Reserva só serão chamados para o preenchimento de vaga na Residência Universitária (ReU), após convocação pela Pró-Reitoria de Assuntos Estudantis (PRAE), observado a disponibilidade de vaga.
O Programa de Residência Universitária (PRU/UVA) é parte das ações de apoio à permanência e desempenho acadêmico do aluno, desenvolvidas pela UVA e que integram o Programa de Assistência Estudantil do Governo do Ceará. O PRU assegura moradia a estudantes provenientes de famílias de baixa renda, regularmente matriculados em um dos cursos de graduação da UVA, selecionados mediante avaliação socioeconômica, conforme normas estabelecidas no Edital de Seleção. Em caso de dúvidas relacionadas à documentação exigida e pré-requisitos para concorrer a uma das vagas na Residência Universitária da UVA, os candidatos devem se encaminhar à PRAE. O resultado final da seleção será divulgado em 13 de abril de 2020. Saiba mais: (88)3677-4214.

Câmara Municipal de Sobral mantém a Ouvidoria Municipal funcionando para reclamações, sugestões e reivindicações da coletividade
O presidente do legislativo de Sobral, Carlos do Calisto, informando aos sobralenses, que na Câmara Municipal os munícipes contam com a Ouvidoria, que está pronta para ouvir seus reclamos, suas ideias e sugestões. Ligue para a Ouvidoria pelo telefone 3677 7626, e aguarde o retorno das suas sugestões, reivindicações ou reclamos.

Brasil chega a 8 casos confirmados de coronavírus; registra transmissão local
O Brasil atingiu na última quinta-feira a marca de oito casos confirmados de coronavírus, incluindo as primeiras confirmações no Rio de Janeiro e no Espírito Santo, disse o Ministério da Saúde, acrescentando que o país registrou pela primeira vez uma transmissão local. Além disso, um nono caso está sob investigação no Distrito Federal, aguardando contraprova após um primeiro exame positivo ser realizado por um laboratório privado ainda não credenciado para testes oficiais.
São Paulo, que continua sendo o Estado com mais registros confirmados, verificou os dois primeiros casos de transmissão local no Brasil. As infecções são de pessoas que estiveram em contato com o homem que teve o primeiro caso confirmado no país. O outro novo caso confirmado em São Paulo é o de uma adolescente de 13 anos, cujo primeiro teste positivo já havia sido revelado pelo ministério na véspera e aguardava apenas a contraprova. De acordo com a assessoria de imprensa da pasta, que inicialmente não confirmou o caso pelo fato de a jovem estar assintomática, a decisão pela ratificação foi tomada após ser constatado que a adolescente, que voltou da Itália no domingo, está usando medicamentos que mascaram os sintomas. Outro dos novos casos da quinta-feira foi registrado no Rio de Janeiro, o primeiro no local. A infectada é uma mulher 27 anos que viajou por países da Europa, entre eles a Itália, e buscou atendimento na cidade de Barra Mansa, segundo informações da Secretaria de Saúde do Estado. Já o caso confirmado no Espírito Santo, também o primeiro no Estado, é o de uma mulher de 35 anos com histórico de viagem para a Itália, disse o ministério, sem fornecer mais detalhes. O exame da paciente foi realizado pela Fundação Oswaldo Cruz, e portanto não é necessária a contraprova. Por fim, a infecção no Distrito Federal é a de uma mulher de 23 anos que esteve na Inglaterra e Suíça. O caso aguarda contraprova. Além dos oito casos confirmados e do nono em investigação, o Brasil também soma 636 casos suspeitos da doença. São Paulo (182 suspeitas), Rio Grande do Sul (104), Minas Gerais (80) e Rio de Janeiro (79) são os Estados com maior número desses registros. Por outro lado, 378 casos antes tidos como suspeitos já foram descartados. O surto de coronavírus, que se iniciou na China, já atingiu cerca de 90 países e infectou mais de 95 mil pessoas, causando a morte de mais de 3.200.

Passaporte brasileiro de Ronaldinho Gaúcho está regularizado e situação é um “equívoco”, diz advogado
Após ser detido na noite dessa quarta-feira, 4, por suspeita de portar documentos falsos, o ex-jogador Ronaldinho Gaúcho passou a noite sob custódia em um hotel em Assunção, capital do Paraguai. De acordo com o advogado de defesa de Ronaldinho, Sérgio Queiroz, o ex-desportista tem passaportes brasileiro e espanhol regularizados desde o fim do ano passado e a situação é um “equívoco que será esclarecido”. Ronaldo de Assis Moreira, mais conhecido como Ronaldinho Gaúcho, havia chegado ao país na manhã da quarta-feira, 4, para participar do lançamento de um programa social organizado pela Fundação Fraternidade Angelical, nesta quinta-feira, 5. O ex-atleta também divulgaria no mercado paraguaio o seu livro bibliográfico “Gênio em la Vida”. Junto ao seu irmão, que também portava documentos falsos, Ronaldinho compareceu na manhã desta quinta-feira, 5, à unidade Contra o Crime Organizado do Ministério Público paraguaio. O depoimento estaria marcado para as 9 horas, de acordo com o jornal La Nación. Até a publicação desta matéria, não haviam informações sobre o conteúdo das declarações. O astro do futebol já chegou a ter o seu passaporte suspenso e ser impedido de sair do Brasil devido ao andamento de processos na justiça brasileira. As denúncias dizem respeito a danos ambientais pela construção irregular e sem licenciamento em uma área de preservação ambiental no Rio Grande do Sul. O caso ocorreu em 2015, e tanto Ronaldinho quanto seu irmão, Roberto de Assis Moreira, foram proibidos de emitir novos passaportes até a conclusão do processo. Eles também estavam proibidos de sair do País até pagarem a multa, que em setembro de 2019 estava em torno de R$ 8,5 milhões.

Equipe médica comemora após última paciente com ebola ter alta no Congo
A Organização Mundial da Saúde (OMS) informou que o último paciente de ebola – uma mulher da cidade de Beni, ma República do Congo – recebeu alta médica nesta terça-feira (4).
Na conta de rede social da OMS África foram publicados vídeos de profissionais de saúde dançando e cantando em comemoração. Até o dia 29 de dezembro de 2019, um total de 3.373 casos de pessoas contagiados com o vírus do Ebola foram registrados na RDC, dos quais 2.231 morreram desde agosto de 2018. A epidemia afeta principalmente as províncias de Kivu do Norte e Ituri, no leste do país. As ações de combate à doença foram difíceis porque, periodicamente, a presença de diversas milícias nas áreas afetadas atrapalhava. Membros das equipes de saúde foram mortos em ataques armados em Kivu do Norte e em Ituri, e os centros de saúde criados para tratar as vítimas também foram alvo de atentados. Essa epidemia de Ebola foi a décima em território congolês desde 1976 e a segunda epidemia mais grave da história depois da África Ocidental em 2014 (11 mil mortos na Libéria, em Serra Leoa e na Guiné).
(Com informações do G1, Assessoria de Comunicação da UVA e Reuters)

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *