Câmara Municipal de Sobral autoriza a abertura de templos e cultos durante lockdown
Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
A Câmara Municipal de Sobral, na segunda-feira (15), decidiu em plenário público a abertura de templos e igrejas para cultos religiosos de qualquer crença, durante a pandemia e períodos de calamidade pública. A decisão foi votada na décima segunda sessão ordinária da câmara que teve transmissão nas redes sociais da Casa e participação remota dos vereadores.
O projeto de lei nº 022/19 de 19 de março de 2020, de autoria do vereador Cleiton Prado Carvalho (PSL), prevê a abertura de templos religiosos na cidade de Sobral como uma atividade essencial e foi votado na ordem do dia com aprovação simples com unanimidade dos votos dos vereadores. No mesmo dia também foi aprovada por votação de maioria da casa o exercício de capelania voluntária no âmbito de Sobral e outras providências no munícipio de acordo com o projeto de lei nº 018/21 de 17 de Fevereiro de 2021 cuja autoria é do vereador Alexandre Henrique Lopes Linhares (PDT).
Ambos os projetos foram sancionados pelo prefeito Ivo Gomes e já entram em vigor no município de Sobral. Desde o início do isolamento rígido em Sobral, foram suspensas as atividades religiosas em templos ou locais que permitiam aglomeração de pessoas a fim de evitar uma possível contaminação por covid-19, já que a cidade se encontra em nível altíssimo para a transmissão da doença.