Câmara Municipal de Sobral realiza audiência pública para debater reclamações dos clientes da Enel
![DSC_2130](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/02/DSC_2130.jpg)
Duplicidade de contas, cortes de fornecimento por contas já pagas, falta de energia, demora no atendimento ao serviço público referente à falta de energia são as reclamações mais frequentes dos clientes.
Redação
Correio de Semana
O vereador Tiago Ramos (MDB) abriu a tribuna da Audiência Pública no Plenário 5 de Julho que aconteceu na terça-feira (18) relatando as reclamações de clientes da Enel Distribuição Ceará. Duplicidade de contas, cortes de fornecimento por contas já pagas, falta de energia, demora no atendimento ao serviço público referente à falta de energia são as reclamações mais frequentes dos clientes.
O representante da empresa de energia elétrica, Marcio Lizandro, apresentou medidas para melhorar o serviço da empresa no município de Sobral. Segundo ele, a empresa vai começar a atender aos sábados a partir do dia 29 de fevereiro entre 8h às 12h. Ele destaca o serviço prestado ao cliente através de um número do WhatsApp, que atende demandas e reclamações e o autoatendimento na empresa.
O Vereador Paulão destacou da falta de respostas eficientes por parte dos representantes da Enel na audiência. “O que eu tenho escutado aqui, é que não tem nenhuma determinação, nenhuma resposta. Eu fiz uma casa na Serra da Meruoca, sonhando em inaugurar essa casa. Fiz uma ligação para a Enel em maio do ano passado, você sabe quando vieram ligar essa luz? Agora em janeiro. Outro caso, tenho uma casa no bairro Renato Parente e cortaram a energia do meu inquilino sexta-feira às 14h. Ela correu para a Enel e quando chegou lá às 16h da tarde estava fechado, isso com a conta paga. Foram religar a luz dela na terça-feira”, disse.
Os dados do Departamento de Defesa do Consumidor (Decon) de Sobral, juntamente com o Decon de Fortaleza, somaram aproximadamente 300 atendimentos ao cliente referente às reclamações da empresa em 2019.
Segundo a Coordenadora Regional do Decon, Juliana Cronemberger, o Decon está atento aos atendimentos e tomando as providências cabíveis. “Quando a gente fala de um serviço essencial, qualquer medida que a gente toma, ela impacta absurdamente na vida da população e tem que ser tomada com muito cuidado, mas é óbvio também que qualquer medida, seja judicial ou qualquer possibilidade de um outro termo de atidamento de conduta vai ser analisado levando em conta todo o prejuízo que a população já teve de julho até agora”. Ela destaca que o Ministério Público quando celebrou no primeiro momento, o primeiro termo de ajustamento de conduta (TAC) considerou as questões apresentadas pela Enel, que apontou o sistema como o responsável pelos danos no serviço.
“Na oportunidade não foi cobrado um dano moral coletivo, foi dado a possibilidade da empresa de corrigir os erros. Mas o que a gente viu nesse período é que além dessas correções não terem chegado ao consumidor nesse tempo que foi dado, outros problemas foram surgindo”, Ela acrescenta que, caso as obrigações que a empresa assumiu na TAC não sejam cumpridas, será tomada uma medida referente a multa prevista, além de um inquérito civil para apurar os danos.
Parceria da Câmara Municipal e Enel
Ainda de acordo com a Coordenadora Regional do Decon, a demanda de consumidores que solicitam atendimento para reclamações da Enel, triplicou. Impedindo o atendimento de outras demandas.
Na quarta feira (19) a Câmara Municipal de Sobral, firmou uma parceria com a concessionária de energia. Será disponibilizado um funcionário da empresa para realizar o atendimento ao público dentro do Procon na Câmara Municipal. O atendimento especializado será realizado a partir do dia 2 de março às segundas e quartas-feiras.
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-7-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-6-300x160.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-5-300x159.jpg)
![](https://correiodasemana.com/site/wp-content/uploads/2020/07/propaganda-1-300x168.jpg)