Campanha de Novembro Azul abre espaço para diálogos sobre cuidados e prevenção à saúde masculina

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
A campanha Novembro Azul tem como objetivo promover a conscientização sobre os cuidados e prevenção relativa à saúde do homem. Durante todo o mês será possível observar prédios e monumentos históricos iluminados de azul. O foco é chamar a atenção para o movimento global de conscientização no combate à doenças de gênero, sendo o câncer de próstata, o segundo mais comum entre os homens.
Segundo dados do INCA – Instituto Nacional do Câncer – a estimativa é de que, até o ano passado, foram estimados quase 66 mil novos casos da doença, com o número de óbitos podendo chegar a quase 16 mil. “Assim como em outros tumores, o diagnóstico precoce do câncer de próstata, em estágios iniciais, terá repercussões em maiores taxas de cura e melhores sobrevidas. Por isso a importância da conscientização e prevenção da campanha do Novembro Azul”, diz Dr. Adriano Saboia, oncologia da Oncovie.
O câncer de próstata é considerado um câncer da terceira idade, sendo mais comum em homens a partir dos 50 anos ou 45 anos se considerar fatores de risco. De acordo com o INCA, 75% dos casos no mundo ocorrem a partir dos 65 anos. O INCA ainda explicita que o crescimento da incidência no Brasil pode ser parcialmente justificado pela evolução dos exames, pela melhoria na qualidade dos sistemas de informação do país e pelo aumento na expectativa de vida.
Na fase inicial, o câncer de próstata não apresenta sintomas. Quando alguns sinais começam a aparecer, cerca de 95% dos tumores já se encontram em fase avançada, o que pode dificultar o tratamento e cura da doença. Na fase avançada, os sintomas são: dor ossea, dores ao urinar, vontade de urinar com frequência e presença de sangue na urina ou sêmen.
Ter histórico familiar de câncer de próstata também deve ser levado em consideração com fator de risco. Os homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer segundo pesquisas. Por fim, segundo especialistas, a obesidade é um fator importante que pode contribuir para o aparecimento da doença. Manter uma prática constante de atividades físicas e uma vida saudável com alimentação balanceada é indicada como medida preventiva ao câncer de próstata.



