Casarão Mendes Carneiro no centro de Sobral é desapropriado para receber novo centro de saúde da família

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
O casarão Mendes Carneiro, localizado no centro do município de Sobral, foi desapropriado para em breve ocupar o Centro de Saúde da Família para a população que reside na área do centro de Sobral. O procedimento de desapropriação foi possível após um longo processo administrativo. O resgate do imóvel agora em propriedade da prefeitura municipal foi anunciado pelas redes sociais do prefeito Ivo Gomes (PDT), que destacou a importância histórico-cultural que se encontra parcialmente demolido.
O casarão que fica na Rua Viriato de Medeiros, imediações da Praça de Cuba estava no cadastro do Inventário Nacional de Bens e Sítios Urbanos Tombados (INBI-SU) o que impedia o edifício de sofrer alterações em sua fachada nem na sua parte interna. A desapropriação permite que o restauro possa ser feito que manterá sua fachada original e centenária, assim como será modernizada em seu interior para abrigar o Centro de Saúde da Família do bairro centro. As obras ainda não tem data para começar.
O Casarão foi residência oficial do Tabelião Idelfonso Cavalcante e serviu como residência, por muitos anos, à família de Pedro Mendes Carneiro, um dos primeiros Tabeliões da cidade e uma importante figura política da cidade que também foi escrevente substituto do 1º Cartório de Sobral e tempos mais tarde passou a ser chamado de Cartório Idelfonso, que funcionou no recinto do casarão.
Devido ao abandono, o prédio representava um alto grau de risco no centro da cidade já que após a demolição de seu interior em 2009 acumulava poços de água parada que era propício para aparecimento de grande foco de doenças anos atrás. Hoje a fachada do casarão representa uma elemento arquitetônico marcante no centro de Sobral, na Rua Viriato de Medeiros entre o mercado Central e a praça de cuba.



