Ceará registra primeira morte por variante delta do coronavírus; vítima não estava vacinada

0

Por Samuel Carvalho
Redação Correio da Semana
A secretaria de saúde do Estado do Ceará (Sesa) informou na última terça-feira (31) o óbito de um paciente em Fortaleza por complicações da variante delta da covid-19 o último domingo (29). O homem tinha 45 anos, com quadro de obesidade e de acordo com as informações divulgadas pela Sesa ainda não estava vacinado com nenhuma das doses do imunizante contra a covid-19.
A vítima estava hospitalizado em uma unidade particular da Capital desde 6 de agosto. O estado do Ceará já contabiliza 96 casos confirmados de Covid-19 por infecção da cepa de origem indiana, com pacientes em 24 municípios incluindo Sobral. De acordo com o secretário da saúde do estado, Marco Gadelha, o caso nos põe em alerta a população sobre a importância da vacinação como a principal arma para lutarmos contra essa pandemia.
A situação vacinal dos casos de variante delta no estado do Ceará é alarmante. Dos 96 casos da variante Delta no Ceará, apenas 28 estão vacinados com pelo menos uma dose do imunizante, o que representa um valor de 29%. Destes, 16 completaram o esquema vacinal com duas doses ou dose única. Através do rastreamento realizado pela Sesa, 26 infectados relataram não ter viajado para fora do estado recentemente, indicando que a cepa já está em transmissão comunitária.
“Outra medida importante com a chegada da variante Delta no Estado, inclusive com circulação comunitária, é o reforço do protocolo sanitário, com uso de máscara, álcool 70%, higiene frequente das mãos, além de evitar aglomeração”, reforçou Marcos Gadelha sobre a continuidade das medidas preventivas de contágio por coronavírus.
Segundo dados da Sesa, 25 casos foram detectados no Centro de Testagem de Covid-19 para Viajantes, no Aeroporto de Fortaleza, enquanto 71 foram confirmados pela Vigilância Estadual através de amostras encaminhadas por hospitais e municípios à Rede Genômica da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) Ceará. Das 96 confirmações, 51 são de mulheres e 45 de homens, com uma predominância geral de faixa etária entre 20 e 39 anos.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *