CNBB – Regional NE 1: Bispos do Ceará elegem nova presidência para o quadriênio 2023-2027

0

O episcopado cearense elegeu na noite desta quinta-feira, 27/04, durante a 60ª Assembleia Geral da CNBB a nova presidência para o quadriênio 2023-2027.

A sétima presidência foi eleita de acordo com o regulamento do CONSER. O mandato da presidência é de quatro anos na qual é realizado o acompanhamento para a administração pastoral da CNBB nacional e do regional. Sendo assim permanecerá no período de 2023-2027. Compõe o regional NE1: Arquidiocese de Fortaleza e oito dioceses: Sobral, Crato, Tianguá, Limoeiro do Norte, Itapipoca, Iguatu, Crateús e Quixadá.
Para o quadriênio 2023-2027 foram eleitos: Dom Magnus Henrique Lopes, bispo de Crato (presidente); Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo de Sobral (vice-presidente) e Dom Geraldo Freire Soares, bispo de Iguatu (secretário). Houve ainda a eleição das novas referências para as comissões episcopais do regional. Os eleitos foram: Dom Valdemir Vicente, bispo auxiliar de Fortaleza (comissão episcopal para a Comunicação Social; e Juventude); Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos (comissão episcopal para a Cultura e Educação; Ecumenismo e o Diálogo Inter-religioso), Dom Geraldo Freire Soares (comissão episcopal para a ação sociotransformadora), Dom Edimilson Neves, bispo de Tianguá (comissão episcopal para a Liturgia), Dom Júlio César, bispo auxiliar de Fortaleza (comissão episcopal para a Animação Bíblico-Catequética); Dom Ailton Menegussi, bispo de Crateús (comissão episcopal para a Ação Missionária e a Cooperação Interclesial); Dom Rosalvo Cordeiro, bispo de Itapipoca (comissão episcopal para a o Laicato); Dom André Vital, bispo de Limoeiro do Norte (comissão episcopal para os Ministérios Ordenados e a Vida Consagrada).
Em entrevista ao Jornal Correio da Semana, Dom Vasconcelos falou sobre a 60ª Assembleia Geral, como tem sido esses dias de encontro e a importância dessa unidade entre o episcopado brasileiro após a pandemia. “A 60ª Assembleia Nacional da CNBB realizada este ano de forma presencial em Aparecida do Norte é uma assembleia avaliativa e eletiva após o final de um quadriênio. Momento de reencontro após a pandemia que nos proporciona um clima de confraternização e acolhimento de um considerável número de novos bispos nomeados e recém ordenados, tendo em vista que ainda não nos conhecíamos. Além disso, é um tempo de profunda oração, marcado pela liturgia das horas, celebrações diárias da eucaristia e um dia de retiro espiritual, na qual este ano foi pregado por Dom Orlando Brandes, arcebispo de Aparecida”, disse.
O ex-presidente do Regional NE 1 e agora eleito vice-presidente, Dom Vasconcelos, falou ainda sobre o resultado da eleição. “Eu, Dom Magnus e Dom Geraldo somos amigos de longa data. Quis a providência divina que viéssemos como missionários para o Ceará para servir a este povo tão fervoroso e ao mesmo tempo tão sedento de Deus, de paz, escuta, e de amor. Assumirmos juntos esta missão é nos colocarmos à serviço de uma igreja viva que existe em nosso estado com leigos e leigas, jovens e missionários, religiosos e religiosas, povo de Deus que já tem uma longa caminhada. Não é para nós uma honra, mas, repito: um serviço que exercemos com alegria numa atitude de escuta nesta caminhada sinodal em busca da unidade, para que o mundo creia no Deus uno e trino”, enfatizou.
A posse dos escolhidos para as funções ocorreram na manhã deste último dia da 60ª Assembleia Geral da CNBB, onde houve a solenidade de encerramento.
Thais Helena
Redação Jornal Correio da Semana

 

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *