Colégio Vicentina Freire em Mucambo
– Ensinando com amor e dedicação
A Professora Vicentina Lima Freire é graduada em Pedagogia e História, Pós-Graduada em Metodologia do Ensino, Gestão Escolar e Psicopedagoga, pela Universidade Estadual Vale do Acaraú – UVA.
Vicentina Freire iniciou suas atividades como professora na Escola Mundo Encantado, que funcionou de 1988 a 1995, criada pela professora pública estadual Francisca Hélia de Almeida Campos Guimarães. A escola iniciou com o Jardim I, Jardim II e Alfabetização ministrados pelas professoras Hilda Farias, Vicentina Freire e Hélia Campos Guimarães, respectivamente. Tempos depois participaram também da escola as professoras Mairla Linhares, Olindina Ribeiro Linhares, Jaqueline Lima, Cláudia e Lucivânia Gomes.
A ideia da Profa. Freire de criar também uma escola surgiu do sonho de oferecer à comunidade mucambense uma educação para oportunizar um desenvolvimento integral ao aluno.
A Escola Magia do Saber (nome de fantasia da escola), iniciou seus trabalhos em janeiro de 1997 em prédio próprio com estrutura simples, funcionando três salas de aula, uma secretaria, diretoria, cantina, banheiros e um espaço para recreação. Na época funcionavam as salas de Jardim I – 20 alunos (Profa. Rozângela Mendonça); Jardim II – 9 alunos (Profa. Maria da Lapa Ferreira); Alfabetização – 14 alunos (Profa. Iracilda Aguiar Lima); 1ª Série – 4 alunos (Profa. Valneide Almeida); 2ª Série – 6 alunos (Profa. Márcia Freire); 3ª Série – 3 alunos (Profa. Maria Alcântara).
Hoje dos alunos ingressos no Colégio Vicentina Freire, desde a época de sua fundação em 1997 até os dias atuais se formaram: 5 alunos em medicina, 1 em psicologia, 1 em nutrição, 4 em psicologia, 4 em odontologia, 5 em enfermagem, 15 em direito, 4 em engenharia, 4 em arquitetura, 3 em fisioterapia, 3 em farmácia, 1 em economia, 2 em contabilidade, 2 em educador físico e 1 é sargento da Aeronáutica.
A Profa. Vicentina Freire fala que “atualmente, dada as consequências da pandemia, contamos com 168 alunos, 18 professores e 17 funcionários que contribuem no fazer de nossas atividades educacionais com muito amor e dedicação. Agradeço demais aos pais dos alunos que sempre confiaram e continuam confiando no nosso trabalho de bem querer para com os seus filhos”.
As aulas no Colégio Vicentina Freire reiniciaram depois do auge da pandemia no dia 17 de janeiro de 2022, com todos os protocolos e cuidados sanitários. Ou seja, álcool gel em todas as salas de aula, professoras, funcionários e alunos de máscaras, distanciamento apropriado nas salas de aula. O momento do lanche acontece na quadra, obedecendo também o distanciamento e uma turma de cada vez para não haver aglomeração.
Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).