COMISE 2025 reúne mais de 200 participantes de todo o Brasil em Teresina (PI)

O 5º Congresso Missionário Nacional dos Seminaristas (COMISE), que acontece até o dia 26 de julho, no Seminário Maior Sagrado Coração de Jesus, da Arquidiocese de Teresina (PI), reúne mais de 200 participantes, entre seminaristas, padres, religiosas, missionárias e bispos de todas as regiões do país.
Com o tema “Discípulos da Esperança”, o congresso tem como objetivo fortalecer a consciência missionária nos seminários, promover a comunhão entre os COMISEs regionais e contribuir para a formação de presbíteros com sensibilidade pastoral, espírito evangelizador e profundo compromisso com a missão da Igreja.
O seminarista Elivelton Balbino, da Igreja Particular de Sobral e estudante do 3º ano de Teologia, está entre os participantes. O congresso se destaca pela convivência fraterna, troca de experiências e momentos culturais. A missa de abertura foi presidida por Dom Juarez Sousa, arcebispo de Teresina, na Catedral Metropolitana. Ele ressaltou aos participantes cearenses o grande carinho que tem pelo Ceará e, em um gesto especial, abraçou a bandeira do estado.
De acordo com a organização do encontro, a semana missionária é marcada por forte espiritualidade, com celebrações em igrejas históricas da capital piauiense, como as de São Benedito, Amparo e a própria Catedral Metropolitana, além de momentos de adoração, procissão e oração diante da cruz missionária.
A programação inclui conferências, painéis temáticos, oficinas, celebrações litúrgicas, ações missionárias nas comunidades e convivência com famílias locais. Na parte formativa, os participantes assistiram a conferências conduzidas por Dom Pedro Brito, arcebispo de Palmas (TO); Dom José Albuquerque de Araújo, bispo de Parintins (AM) e referencial da OSIB; e Dom Maurício Jardim, bispo de Rondonópolis/Guiratinga (MT).
O evento reflete na vida dos seminaristas brasileiros, a proximidade com o povo, uma formação profundamente missionária, espiritual, para que possam assumir com coragem o chamado de Cristo.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



