No sentido da letra, o conceito de ideologia aparece como um conjunto de valores, princípios e doutrinas; seria o desejo de pertencer a um grupo que possui um modo de viver e conviver; o desejo de se “agarrar” em algo para acreditar, como uma ideologia política. (politize.com.br). Como é difícil conviver, viver com. Compreender a nós mesmos e aos nossos irmãos e irmãs.
Vamos falar sobre a ideologia democrática. A ideologia democrática surgiu no fim do século XIX, dentro do movimento do proletariado, como uma variação da ideologia socialista. O partido social democrata surgiu na tentativa de dosar os excessos do capitalismo com políticas de inspiração socialista. Essa ideologia foi implantada especialmente na Europa, depois da II Guerra Mundial. (significados.com.br).
“As principais características da Ideologia Democrática são: Defende a garantia da igualdade de oportunidades a partir de políticas sociais, sem, no entanto, acabar com a propriedade privada; Acredita que o Estado possa intervir na economia para corrigir desigualdades produzidas pelo livre-mercado; Almeja o bem-estar social sem revolução socialista e sem abrir mão do capitalismo; Seus principais valores são igualdade e liberdade; Defende que o Estado garanta um padrão mínimo de vida, como uma rede de segurança para os indivíduos”.
Segundo o significados.com.br, “o termo ideologia de gênero é utilizado para se referir aos debates a cerca da orientação e identificação sexual de um indivíduo, levando em consideração, dentro desse contexto, que a escolha por um determinado sexo ou orientação sexual é um fator social/cultural e não biológico, como se acredita ser.
O termo começou a se difundir no Brasil com mais intensidade em meados de 2014, quando o Ministério da Educação (MEC) lançou a proposta de incluir temas relacionados à questão de gênero nas escolas do país.
Contudo, o termo “ideologia de gênero” usado para defender a ideia de que gênero – masculino ou feminino, homem ou mulher – é uma construção social e não um fator biológico, é de certo modo, equivocado, uma vez que a palavra ideologia faz referência a um conjunto de ideais e valores que possuem um ideal de conduta a ser seguida dentro de um determinado assunto.
O termo “ideologia de gênero”, nesse caso, possui sentido apenas quando utilizado nas discussões que tratam a sexualidade como fruto de um ambiente social e cultural, construída ao longo da vida e não algo imposto pela biologia.
Na verdade, o mais correto seria tratar essas discussões a partir do termo “identidade de gênero”. Isso porque ao se referir ao assunto sobre esse ponto de vista, além de etimologicamente mais correto, é mais facilmente compreendido.
A ‘identidade de gênero’ é o modo como o individuo se reconhece – homem ou mulher – independente da sua condição biológica. Ou seja, ele se identifica como masculino ou feminino, expressando-se dessa forma socialmente”.

Prof. Salmito Campos – (jornalista e radialista).

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *