COMUNIDADE CATÓLICA FILHOS DE SIÃO
O Amor não
é amado!
Foi ao perceber o sono das almas que São Francisco exclamou: “Ah, se eu tivesse as asas invencíveis de uma águia para atravessar as cordilheiras e gritar sobre as cidades, como gostaria de acordar os corações adormecidos e inflamar os indiferentes: o Amor não é amado!”
Não durma, irmão! Não deixe sua alma adormecer. Veja quem está ao seu redor, esperando o grito de que o Amor não é amado. Se você vive uma fé preguiçosa, arrastada, empurrada — está dormindo. Os que dormem não verão a glória de Deus.
Desperta! Levanta-te! Não vivas uma fé empurrada ou em marcha ré. Coloca força na tua alma — avante, Sião! Não olhes para trás. Caminhemos para a frente, e sem medo!
Escolher o amor como estilo de vida
Despertar significa converter-se, deixar que Cristo seja o centro, viver a metanoia. Santa Teresinha dizia: “Só temos este momento para amar a Jesus.” É preciso acordar hoje — não há um “amanhã possível”, nem uma pausa aceitável. Despertar é escolher o amor como estilo de vida. Como também dizia Santa Teresinha: “Não quero ser santa pela metade.” É nos pequenos gestos que devemos viver despertos e atentos à presença de Deus.
Foi essa a opção que escolhemos: o amor como estilo de vida — amar a Deus e aos irmãos. Nós não vamos nos cansar. Quem vive acordado não é santo pela metade. O filho de Sião vive procurando o que amar e a quem amar.
Meus queridos filhos, sigamos os conselhos de São Francisco: “Comece fazendo o que é necessário, depois o que é possível, e de repente estará fazendo o impossível.”
Não podemos continuar dormindo! Cuidado com o estado de letargia — essa condição de apatia, desinteresse e desânimo na vida consagrada e na intimidade com Deus. Ela se manifesta pela falta de paixão pela oração, pela pouca vontade de meditar a Palavra e pelo envolvimento excessivo com distrações.
O mundo tende a nos conduzir a esse estado, e o desinteresse pelas coisas sagradas é uma arma do inimigo.
A apatia espiritual se revela na frieza diante da oração e da Palavra de Deus. Quem não lê a Palavra de Deus, não se converte.
Irmãos, para superar esse estado, é necessário reconhecê-lo e retomar as práticas espirituais diárias: oração pessoal, estudo bíblico e inserção na vida comunitária. Busque ajuda. Busque seu formador pessoal.
Vander Lúcia Menezes Farias
Fundadora e Moderadora Geral da Comunidade Filhos de Sião

