COMUNIDADE CATÓLICA FILHOS DE SIÃO

Quaresma 2025 – Conduzidos pelo Espírito Santo ao Deserto: “O Espírito conduziu Jesus ao deserto”
“O Espírito conduziu Jesus ao deserto”
O primeiro tema é o do deserto. Jesus acabou de receber, no Jordão, a investidura messiânica para evangelizar os pobres, curar os quebrantados de coração e pregar o reino (cf. Lc 4, 18s). Mas não se apressa para realizar nenhuma dessas coisas. Pelo contrário, obedecendo a um impulso do Espírito Santo, se retira no deserto onde permanece quarenta dias.
Ao longo da história, tem havido multidões de homens e mulheres que escolheram imitar este Jesus que se retira ao deserto. Os monges e os eremitas escolheram um espaço de deserto; nós temos que escolher, pelo menos, um tempo de deserto.
A Quaresma é uma oportunidade que a Igreja oferece a todos, sem distinção, para viver um tempo de deserto sem ter que, por isso, abandonar as atividades diárias. Santo Agostinho lançou este triste apelo: “Retorneis para dentro do vosso coração! Onde quereis ir longe de vós? Retorneis da vagabundagem que vos levou para fora do caminho; retorneis ao Senhor. Ele está pronto. Primeiro retorne ao teu coração, tu que te tornaste estranho a ti mesmo, por força de vagabundar fora: não conheces a ti mesmo, e procuras aquele que te criou! Volta, retorna ao coração, separa-te do corpo regresse ao coração: lá examina o que talvez percebas de Deus, porque ali se encontra a imagem de Deus; na interioridade do homem habita Deus.”
O grande convite dessa semana é para que retornemos ao nosso coração. Não tenhamos medo de visitar a terra do nosso coração. Embora saibamos que a terra se encontra seca, sem vida, mexida, maltratada, abandonada ou, se ela tem sido uma terra onde você até tem visitado, mas não olhado com um olhar de esperança, tem voltado e deixado ela do mesmo jeito.
Como diz Santo Agostinho, voltemos ao nosso coração. Volte ao seu coração, lá é o único lugar que você habita. É no coração que encontramos a nós mesmos. Se possível, coloque as mãos sobre seu coração e ore no Espírito Santo. Peça a graça ao Espírito para que seu coração seja inflamado de novo. Que a chama volte a queimar novamente.
Que o desejo de Deus e da sua vontade seja o motivo que alimenta toda a sua vida. É hora também, meus irmãos, de pedir ao Espírito Santo que esvazie o seu coração. Nosso coração pode estar apenas sendo entulhado e transformado em depósito de muitas sujeiras e animais destruidores. Se necessário, ministremos oração de renúncia para que do nosso coração seja retirada todas as coisas que impedem a entrada do Senhor. O Senhor quer se aproximar de nós. O Senhor quer ser mais íntimo. Termine suas orações da semana sempre louvando ao Senhor pela obra nova que Ele mesmo faz na sua vida durante esse retiro espiritual.
Bibliografia:
Angelus do Papa Francisco (2021);
Pregação do Frei Raniero Cantalamessa (2014);
Raniero Cantalamessa – Nós pregamos Cristo Crucificado.
Francisco Adriano Silva
Cofundador e Formador Geral da Comunidade Filhos de Sião



