Comunidade Coração de Maria celebra 31 anos e renova votos dos membros da Comunidade de Aliança

0
Daiane Fernandes durante rito dos votos temporários ao celibato
Francisca Vasconcelos (fundadora) e Edna Chaves (cofundadora)

Na sexta-feira da oitava da Páscoa, 14/04, a comunidade católica Coração de Maria celebrou a renovação dos votos da comunidade de aliança e 31 anos de fundação durante Santa Missa presidida pelo bispo diocesano, Dom Vasconcelos na SÉ Catedral.
A comunidade foi fundada por Francisca Alves Vasconcelos e Edna Maria Chaves da Silva. Trás como carisma: acolher a todos com o coração de Maria e oferecer Jesus Eucarístico como sentido da vida, adorando-o e reparando por todas as ofensas cometidas contra o seu Sagrado Coração e o Imaculado Coração de Maria. Tem por baluarte Santa Teresinha do Menino Jesus e da Sagrada Face, que é modelo para a espiritualidade. Hoje foi apresentada à igreja uma consagrada que fez votos temporários de castidade no celibato pelo Reino dos Céus na comunidade de aliança e a renovação da consagração de vinte e cinco irmãos.
A jovem Daiane Fernandes fez votos temporários de castidade no celibato pelo reino dos céus na comunidade de aliança. Em entrevista ao Correio da Semana a jovem falou sobre a sua alegria e gratidão a Deus por este momento. “Meu coração exulta de alegria em fazer meus votos temporários. Meu estado de vida não é algo abstrato, posso sentir e tocar no rosto de cada homem e mulher que o Senhor me leva a consumir minha vida, a doar sem medida, esteja onde eu estiver, aonde o Senhor me conduzir, pois descubro a cada dia que ser celibatária é morrer para si, para gerar filhos para Deus e para a Igreja. Sou muito grata a Deus que me chamou a vocação e como alma esposa, posso dizer que encontrei meu lugar na Igreja!“
Antes da homilia os membros foram chamados e apresentados diante do bispo.
Na meditação do evangelho, Dom Vasconcelos citou a importância de ser discípulo. “Sem a graça de Deus nós não podemos fazer nada. O que seria de nós se a nossa salvação dependesse dos nossos propósitos? Nós não somos nada! A rede dos peixes que o evangelho de hoje nos fala representa a igreja que Jesus entregou aos cuidados de Pedro. Desejo que o pão eucarístico que Jesus ofereceu no evangelho de hoje, pois, é bonito ver o carinho que Jesus tratou aquele grupo de incrédulos, portanto ele quer a contribuição dos renovados. Que essa eucaristia que nós comungamos nos dê essa força e revitalizados, renove em nós a fé e nós dê a graça de sermos fiéis ao que o Espírito Santo nos inspira”, disse.
Em seguida houve o rito de renovação dos votos com duração de um ano, na qual cada membro recebeu as cartas das promessas. Para a fundadora Francisca, a expectativa é de sempre aprofundarem o carisma, melhorar para que muitas pessoas possam ser alcançadas. “Estamos bem, mas o sentimento é de sempre melhorar, estar mais perto de Jesus eucarístico. Deus está nos conduzindo, e estamos lutando por tudo que o Espírito Santo tem nos revelado. Nossa Senhora está nos guiando a viver esse carisma que o senhor nos deu, e nós vamos fazer isso revelando ao mundo o coração da mãe de Deus”, disse.
Além da renovação dos votos, a comunidade festejou os 31 anos de fundação. A data de fundação é dia 18/04 mas foi adiantada para dupla comemoração.
Thaís Helena – Redação Jornal Correio da Semana – Fotos: Marcildo Brito – Jornal Correio da Semana

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *