Comunidade filhos de sião
Na Adoração à Santa Vontade do Pai
O grande convite da Comunidade Filhos de Sião é para vivermos uma Santa Quaresma, por meio do Retiro Quaresmal: “Na Adoração à Santa Vontade do Pai”. Deus nos deu um carisma e este é recheado de dons. É importante que nos abramos aos dons que o carisma nos proporciona, para que sejam colocados no mundo e germinado.
Se permanecerdes, sereis meus discípulos
Conduzidos por São João 8, 31 – 38, podemos dizer que: Jesus faz um longo discurso aos fariseus, após ter devolvido a vida para a mulher adultera. Na cabeça dos fariseus foi muito complicado entender aquilo de Jesus. Escolher salvar a prostituta causou uma confusão, pois para os Judeus era preciso viver retamente os mandamentos. Então, Jesus se dirige para eles e diz: “Se permanecerdes na minha palavra sereis verdadeiros discípulos” (cf Jo 8,31). Então, a primeira condição do discipulado de Jesus é permanecer na sua Palavra.
Na Adoração à Santa Vontade do Pai
Durante esta Quaresma, faremos um caminho com Nossa Senhora e com o Discípulo Amado de Jesus, pois todo o caminho de calvário de Jesus foi fazendo a vontade do Pai. Assim sendo, o caminho de Nossa Senhora no calvário também foi fazendo a vontade do Pai.
Conduzidos por São João 19, 25 – 27.
O convite deste Retiro Quaresmal é para que os Filhos de Sião se sintam à sombra da cruz de Cristo, todos nós como sendo João, o Discípulo Amado.
É bem verdade que Jesus e Maria escolheram obedecer a vontade do Pai. Maria só se preocupou em como seria Mãe, pois não conhecia homem algum, Ela escolheu viver a vontade de Deus. Nós estamos em um caminho que nós escolhemos. Façamos neste retiro a escolha de permanecermos sob a sombra da Cruz de Cristo. Não faremos uma renúncia, faremos uma escolha que preencherá nossa vida de sentido.
Guiados pelo Espírito Santo, trilhemos um caminho de discipulado por aquele que amou a vontade do Pai.
Jesus nos pede que perdoemos assim como Ele perdoou aqueles homens que o crucificaram e o fizeram escárnio. Maria compreendeu isso e, com Jesus, ela perdoou todos os malfeitores de seu Filho. Desse modo, o Pai espera de nós que perdoemos a todos. Se por ventura existir algo que pesa o coração, busquemos a reconciliação. Pela força da oração, permanecemos em pé!
Maria pôs-se a adorar a Vontade do Pai. Nesse sentido, a Segunda Semana nos questiona sobre o que entendemos da vontade do Pai. A bem-aventurada viu a vítima gerada por ela imolar-se a si mesma. Jesus era flagelado e Maria imolada na alma!
Francisco Adriano Silva
Cofundador e Consagrado na Comunidade de Vida com Promessas Definitivas