Conheça o livro “Milagreiros: Um Estudo sobre Três Santos Populares no Ceará”
O livro da historiadora Michelle Ferreira Maia é fruto da sua Tese de Doutorado em História, defendida na Universidade Federal da Grande Dourados em 2015, em Mato Grosso do Sul
O livro se baseia na devoção a três santos populares, alvos de preces e promessas no Ceará. Em Guaraciaba do Norte, a devoção a Isabel Maria da Conceição, mulher que foi assassinada em 1929 pelo marido, desde então recebe pedidos de promessas em uma capela na beira da serra, ligando os municípios de Reriutaba e Guaraciaba do Norte; em Crateús, o túmulo do Dr. Olavo Cavalcante Cardoso é o mais visitado pelos devotos no Cemitério São Miguel de Crateús, ele foi médico e prefeito da cidade e morreu assassinado; e em São Benedito, João das Pedras é o santo popular da cidade, os seus devotos e os votos de promessas também se concentram no cemitério.
O livro de Michelle é fruto da sua Tese de Doutorado em História, defendida na Universidade Federal da Grande Dourados em 2015, em Mato Grosso do Sul, período em que também estudou em Paris, na École Des Hautes Études, em Sciences Sociales. A obra reúne os passos da fé do povo nos santos não oficializados pelo catolicismo, oferece uma rica qualidade de fontes de pesquisa, analisadas através dos jornais dos fatos das referidas épocas, pesquisados na Biblioteca Menezes Pimentel em Fortaleza, fotografias realizadas nos espaços de devoções aos Milagreiros, ainda apresenta uma riqueza considerável de entrevistas com os devotos enfocando as promessas.
Para a Historiadora a felicidade de publicar sua tese é: “oferecer ao público uma apresentação das práticas populares de fé do povo cearense, o Ceará é muito conhecido nacionalmente pela sua fé nos santos, a exemplo Padre Cícero em Juazeiro do norte e São Francisco em Canindé, entretanto, é necessário que conheçam que há outros Milagreiros que recebem devoção como o Dr. Olavo Cavalcante Cardoso, João das Pedras e Isabel Maria da Conceição mesmo que em menor proporção a estes. A riqueza do estudo reside em acompanhar como os devotos transformaram pessoas comuns em santos populares. Quem nunca soube de alguém que recebe velas e votos em sua sepultura? Na verdade, o Ceará está cheio de casos. No livro Milagreiros abordo apenas três. Meu desejo de Historiadora é que vocês se apaixonem pela leitura dos Milagreiros”, enfatiza.
Biografia da autora
Michelle Ferreira Maia se graduou em História pela Universidade Estadual Vale do Acaraú nos anos de 2005. Foi aqui no Correio da Semana que passava as tardes pesquisando durante a sua graduação. A Historiadora seguiu carreira, cursou Mestrado em História Social pela Universidade Federal do Ceará em 2008 onde sua dissertação intitulada “lembrança de Alguém: A Construção das memórias sobre a santidade de João das Pedras” foi premiada como a melhor dissertação do Centro de Humanidades da Universidade Federal do Ceará e também lançada em livro em 2010.
Hoje ela retorna para nos falar sobre a sua mais nova conquista, a publicação e lançamento da sua tese de Doutorado em História. O livro “Milagreiros: Um Estudo sobre Três Santos Populares no Ceará (1928-1978) publicado pela Editora Premius de Fortaleza será lançado no 30º Encontro Nacional de História, que acontecerá na Universidade Federal de Pernambuco, no dia 17 de Julho, e também no IX Encontro Nacional da Associação Brasileira de Estudos Cemiteriais, no dia 25 de julho, em Porto Alegre.