DE OLHO NA LÍN GUA - Antonio da Costa

Imbroglio
A palavra imbróglio tem origem italiana, deriva do termo imbróglio, que significa confusão, enredo ou situação complicada. No contexto português, imbróglio é usado para descrever uma situação confusa, um emaranhado de circunstância ou um problema complexo. A palavra italiana “imbróglio”, por sua vez, tem raízes no verbo “imbrogliare”, cujo significado é enredar, confundir ou misturar. A pronúncia, no Português, é embrulhar, confundir, complicar. Em termo mais popular é a famosa maracutaia, marmelada.

Ter de X Ter que
“Ter que” significa obrigatoriedade: Tenho de passar no vestibular. “Ter que” significa ter algo por fazer: Tenho que comprar um tênis.

Parônimas X Homônimas
“A princípio” significa inicialmente; “em princípio” – em tese, teoricamente; “por princípio” – por convicção. “Enfrente” – do verbo enfrentar; “em frente” – lugar próximo. “Demais” – em excesso, intensidade; “de mais” – quantidade. O contrário de “de menos”.

Há três anos atrás
Visível redundância. Diga simplesmente: Há três anos. O “há” significa tempo decorrido, tempo passado

Se caso X Se acaso
“Se caso” está incorreta na Língua Portuguesa. O correto é usar apenas “se” ou “caso” para indicar uma condição ou “se acaso” para indicar uma possibilidade ou dúvida. “Se” e “caso” são conjunções condicionais. Acaso (junto) é um advérbio. Lembre-se da belíssima canção do grande Lupicínio Rodrigues: “Se acaso você chegasse/ No meu barraco e encontrasse/ Aquela mulher que lhe abandonou”.

Cédula X Sédula
A diferença entre cédula (com c) e sédula (com s) está no significado e no uso. Cédula (com c) refere-se a um bilhete, nota ou documento, enquanto sédula (com s) é uma forma feminina do adjetivo sédula. E significa cuidadosa ou diligente.

Terçol X Ter sol X Tersol
Terçol – inflamação oftalmológica; sinônimo de hordéolo; inflamação nas pálpebras. “Ter sol” significa um dia com muito sol. Tersol (junto e com “s”) significa lencinho, toalha fina com que o sacerdócio enxuga os dedos na Eucaristia.

Muitas das vezes
Diga simplesmente: muitas vezes. Lembre-se do belíssimo soneto do inesquecível Padre Antônio Tomás intitulado “Desencanto”: “Muitas vezes cantei nos tempos idos/ Acalentando sonhos de ventura/ Então da lira a voz suave e pura/ Era-me um gozo d´alma e dos sentidos (Primeiro Quarteto).

Catéter ou cateter?
Cateter (não tem acento gráfico) é uma palavra oxítona e a pronúncia correta é catetér (o acento é só para indicar a pronúncia). Assim como cateter, outro termo pronunciado erroneamente é ureter (também não há acento gráfico). A verdadeira pronúncia é ureter (“ter”, oxítona)

Cuidado!
Cuidado com as palavras Nobel, Eiffel, condor, ruim, recorde e ibero.

Ab-rupto X Abrupto
Ab-rupto é a grafia e a pronúncia castiça, extreme, grafia e pronúncia culta, formal. Já abrupto é a forma popular.

Gargalo X Gargalho
Gargalo é o conhecido gogó, o pescoço da garrafa, do litro. Gargalho é do verbo gargalhar, dar risadas. Gargalho é a primeira pessoa do verbo gargalhar: eu gargalho, tu gargalhas, ele gargalha…
(*) Professor Antônio da Costa é graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (088) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *