escrevendo-uma-letra-na-máquina-de-escrever-do-vintage-47570680

Pensou que estivesse com pneumonia e precisou tirar Raio-X do pulmão?
Temos certeza, o diagnóstico não acusou nada. Você errou o exame! O físico alemão Wilhelm Conrad Röntgen (1845-1923), descobridor do Raio X em 1895, não iria gostar de saber que o exame mudou de nome. O correto é “Raios X”. Não confundir com “raio laser” (raio, escrito no singular).

Você está “quite” com sua dívida bancária?
Muito bem! Que alívio para você e para a Língua Portuguesa. Quite e quites: ambas as palavras estão corretas. Uma está no singular e a outra no plural. “Quite” prende-se ao Francês “quitte” e é um adjetivo. Em Português significa: desobrigado, livre de dívida ou de obrigação, livre, dispensado. Ex.: Estou quite com tesouro do Estado; Estamos quites um com o outro.

Pára-choque / parachoque ou para-choque?
A expressão correta é a última: para-choque. Pára-choque e parachoque não existem. A única forma correta de grafar a palavra é “para-choque” (com hífen e sem acesso)

Você ficou pasmo com o fato?
Sinceramente, não fiquei. “Pasmo” é substantivo e significa assombro, susto, espanto. O verbo é pasmar (causar pasmo, espanto susto). O adjetivo é pasmado, que significa surpreendido, assustado, espantado, assombrado, maravilhado. Portanto, não se deve empregar pasmo (substantivo) por pasmado (adjetivo). Exs.: Fiquei pasmado com o fato; Ficaram pasmados (espantados, assustados) com a chegada dos artistas; Seu pasmo (assombro, susto) foi tão grande que desmaiou; O pasmo (espanto, susto, assombro) causado pelo desastre deixou muita gente sem saber o que fazer.

Apresentou-me “prazeirosamente” a nova namorada.
Parabéns pela nova namorada! Agora, tenha um pouco de cuidado com o prazer da apresentação A palavra correta é prazerosamente. A palavra prazerosamente é derivada de prazer. Não existe o intrometido “i”.

“Ser de opinião que” ou “Ser de opinião de que”?
A expressão correta é: “Ser de opinião que” (= achar, julgar), e não: “Ser de opinião de que”. Exs.: “Este português é de opinião que os conspiradores presos visavam provavelmente a estabelecer a internacional comunista” (Camilo Castelo Branco – O Visconde de Ouguela); Os alunos eram da opinião que as aulas deveriam ser repostas; Sou da opinião que a vida sem amor não existe; Somos da opinião que ele deve ser suspenso.

Você anda pelas ruas sempre “previnido”?
Ande sempre “prevenido”, e com uma boa Gramática. O correto é prevenido. Prevenir, desprevenir, prevenido são com “e”, pois deriva do verbo latino “venire”.

Você costuma “raspar” todos os dias?
Não faça mais isso! Bigode, barba, axilas, pernas e pelos em geral se “rapa”. Rapar significa “cortar rente”. O que se raspa é parede, porta, tacos e até mesmo bilhetes de loteria (a famosa raspadinha).
Posso escrever: rua da prainha, avenida beira-mar – sempre com inicial minúscula?
Não. Os nomes de vias públicas escrevem-se com inicial maiúscula: Rua da Prainha, Avenida Beira-Mar, etc.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). É, também, funcionário do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) de Sobral (CE). Contatos: (88) 99868-2517 e (88) 98141-2183.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *