De Olho na Língua
Pôr-do-sol ou Pôr do sol
Antes do acordo a grafia era pôr-do-sol. O Novo Acordo Ortográfico extinguiu o hífen, portanto, a grafia correta é “pôr do sol”. Por ser considerada uma palavra composta, “pôr do sol’ segue a regra da formação do plural de palavras que são unidas por preposição, e que sou o primeiro elemento (termo) é flexionado no plural. Sendo assim, o plural de “pôr do sol” é “pores do sol”.
Carne-do-sol / Carne-de-sol / Carne de sol / Carne do sol
A única grafia correta dessa deliciosa comida é “carne de sol” (sem hífen e com a preposição). Lembre-se de carne de lata.
Arremedar /remedar
Ambas são formas boas: O filho arremedou (ou remedou) o pai e foi castigado; Esse palhaço arremeda (ou remeda) qualquer político. Arremedar e remedar são formas variantes ou sincréticas. Outras formas variantes: arregaçar/regaçar; alimpar/limpar; amostrar/mostrar; assoprar/soprar; assoalho/soalho; arrebitar/rebitar.
O cara não precisa arregalar os olhos com essas formas. O “a”, em Gramática, se diz “prótese”; a forma da palavra não muda de significado.
O período de 4 anos (Como chamamos?)
O período correspondente a quatro anos é um quadriênio (no Brasil), porém, em Portugal, é um quadriénio. Quadriênio deriva do Latim “quadriennium” (quatro anos) – quadriênio e quatriênio.
É correto usar hilário por hilariante?
Não. Em redações e outros textos formais, prefira hilariante, uma palavra à prova de controvérsia. Mas quando vierem lhe dizer que hilário (que causa riso) não existe, pode cair na gargalhada. Hilário também é nome próprio (de pessoa).
Milhão, bilhão, trilhão
Sendo milhão um coletivo numérico levará o verbo naturalmente para o singular. Ex.: Um milhão de soldados morreu na guerra;
Um milhão de reais foi gasto nessa obra. No Português contemporâneo, a concordância poderá ser feita com o complemento. Se o complemento estiver no plural o verbo poderá concordar com ele: Um milhão de soldados morreu (morreram) na guerra.
Provido X Próvido
Provido (ví) significa: prevenido ou abastecido; que está munido com o necessário. Ex.: O soldado está provido de equipamentos.
Próvido significa: providente, acautelado, cuidadoso, prevenido. Ex.: A formiga é provida.
Prosseguir “pra frente”
Visível redundância. A palavra prosseguir, por si só, já significa que é para a frente. Outra expressão muito usada, porém, redundante: Seguir em frente.
Propositadamente X Propositalmente
O lógico é dizer “Propositadamente” (de propósito; de caso pensado). Deriva do adjetivo “propositado” (que tem o propósito de; que tem a intenção de”. A forma “propositalmente” é típica da linguagem coloquial.
OBS.: O Vocabulário Ortográfico da Língua Portuguesa (VOLP) da Academia Brasileira de Letras (ABL), que é o veículo oficial em nosso idioma para dirimir dúvidas acerca da existência de vocábulos, registra tanto propositado como proposital (adjetivos) e os advérbios correspondentes: propositadamente e propositalmente.
Quanto a X Enquanto a
É perfeitamente vernácula a questão “enquanto a” em lugar de “quanto a”. Ex.: Números disso encontram-se nos clássicos.
Quantia X Quantidade
É muito comum a confusão entre essas duas palavras. A primeira (quantia) refere-se a importância em dinheiro. Já quantidade exprime grandeza em número. Ex.: Que quantia te deve ele? Que quantidade de notas tens aí?
Quanto possível
Esta locução é invariável. Ex.: Procure frutas tão maduras quanto possível.
(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (88) 99373-7724.