Meio e meia
Meio, quando advérbio, significa “um pouco”, “um tanto”, ‘quase”, “mais ou menos”. Por isso, é invariável. Esta é a razão pela qual se deve dizer: Maria está meio cansada. Isto é: Maria está um tanto, um pouco, mais ou menos cansada.
Quando, porém, meio é adjetivo, com a significação de metade, varia para concordar com o substantivo: Comi meia melancia; Porta meia aberta (Porta aberta pela metade); Porta meio aberta (Porta um pouco, mais ou menos aberta).

Medicamento e remédio (Qual a diferença?)
Convém não confundir: medicamento é qualquer droga ou substância aplicada em alguém como remédio. Já remédio é tudo o que serve para aliviar ou curar um mal. Uma boa massagem é um remédio para o desgaste físico, assim como um banho, depois de longa ou árdua jornada de trabalho. Todo medicamento é remédio, mas nem todo remédio é medicamento.

Meado / Meados
Apesar de ser assim, há quem insista em usar “meiado”, por influência de “meio”. Significa parte média, meio: No meado do século XX surgiu o biquíni; Quando chega o meado do mês, o salário já foi.
Usa-se mais no plural e sem o artigo: Em meados do século XX surgiu o biquíni; Quando chegam meados do mês, o salário já foi; Ela faz aniversário em meados de maio.

Melhor
Quando acompanha substantivo, varia: Obter melhores resultados; Aguardar por melhores dias. Quando acompanha verbo, é invariável: As meninas dançam melhor que os rapazes. Antes de particípio, convém substituí-lo por “mais bem” e antes de adjetivo composto (em que o primeiro elemento é “bem-”) por “mais”: Exs.: As meninas foram mais bem-preparadas pelos instrutores que os rapazes; As meninas estão mais bem-protegidas que os rapazes.
Rege “de”, “dentre” ou “entre”: Jussara é a melhor das (ou “dentre as” ou “entre as”) nossas atletas; Esta proposta é a melhor das (ou “entre as” ou “dentre as”) que recebi.

Morada / moradia (Qual a diferença?)
Embora já existam até dicionários registrando esses vocábulos (substantivos) como sinônimos, convém, a bem do idioma, diferençá-los.
Morada significa a casa onde se mora; é a casa em que normalmente habitamos; é a residência. Ex: Minha morada (casa, residência) é localizada na Rua Monsenhor José Ferreira.
Moradia é o ato de morar; é o tempo durante o qual se morou ou se mora em um lugar. Ex.: Minha moradia em Fortaleza durou pouco tempo. Isto é: Minha permanência em Fortaleza foi por pouco tempo.

Menos de dois (Concordância verbal)
Pode parecer estranho, mas esta expressão importa dizer “um” e pede o verbo no plural: Menos de dois animais passaram pelo portão da frente.

Nacionalidade
Ao preencher uma ficha de informações, na parte referente à nacionalidade, escreva “brasileiro” ou “brasileira”, conforme o sexo pertinente. Porque aí, a qualificação refere-se à pessoa do informante. Exs: Paulo, brasileiro, casado, residente em Sobral; Paula, brasileira, casada, residente em Sobral;

Obstaculizar
Significa por obstáculos a; fazer oposição a. A melhor forma, porém. é obstar, segundo Caldas Aulete.

(*) Graduado em Letras Plenas, com Especialização em Língua Portuguesa e Literatura, na Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA). Contatos: (88) 99373-7724.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *