DIA DA LITERATURA GUARACIABENSE É CRIADO
A Câmara Municipal de Guaraciaba do Norte, em sessão ordinária realizada no dia 27 de novembro último, sob a presidência da Vereadora Regiane Gomes, aprovou o Projeto de Lei Nº 81/2023, de autoria da Vereadora Carla Cristiane Araújo, que institui o Dia da Literatura Guaraciabense, por unanimidade dos vereadores presentes: Carla Cristiane, Ariecílio Nobre, Cícero Ribeiro, Elisiário Júnior, Escrivão Farias Filho, Fernanda Marques, Gerardo Marques, Helena Marcia, Jaques Carvalho e Jheffeson Clodoaldo.
O Dia da Literatura Guaraciabense ficou sendo 17 de dezembro, data natalícia do escritor guaraciabense José Luís Lira, em homenagem ao seu aniversário de 50 anos, celebrados este ano, e, ainda pela contribuição que o mesmo deu à história e cultura guaraciabense. Em sua justificativa a Vereadora Carla afirma que “temos nomes expressivos como Fonseca Lobo que aqui nasceu, mas, que cedo deixou nossa terra; Tobias Marques; Vanda Farias; Francisca Baltazar; José Luís Lira; Leunam Gomes; Romário Alves, poeta Pedro Alves Neto (o radialista Pedro Neto), entre outros. Também merecem destaque os poetas Francisco Torres Lemos e João Barreto dos Santos que deixaram poemas escritos e Prof. Barreto o grande educador desta Terra. De todos os escritores, o que mais publicou e sempre destaca nossa terra é José Luís Araújo Lira, filho de Izídio Ribeiro Lira e de Luíza de Araújo Lira, nascido no sítio Correios, deste município, aos 17 de dezembro de 1973, celebrando neste ano 50 anos de idade”.
Afirma ainda: “Quando se trata da História de Guaraciaba do Norte o nome de José Luís Lira, seu nome literário, genuinamente guaraciabense, é referência, visto que ele escreveu tanto a História política quanto religiosa do Município em quatro de seus livros (Ontem Campo Grande, hoje Guaraciaba do Norte, 1999; De volta a Campo Grande…, 2010; Nossa Senhora dos Prazeres: da aparição em Portugal à devoção no Brasil, 2016, e Nossa Senhora dos Prazeres e a História de Guaraciaba do Norte, 2021), além da biografia do Mons. Antonino Cordeiro Soares, nosso Pároco por 54 anos, em dois livros (O Levita do Senhor: a vida de Mons. Antonino Cordeiro Soares, 1999, e Há Cem Anos… Traços biográfico do Mons. Antonino Cordeiro Soares, 2009)”.
A Presidente Regiane, o Vereador Farias Filho, o Vereador Gerardo Marques, a Vereadora Fernanda Marques, a Vereadora Helena Márcia, o Vereador Cícero Ribeiro e Jheffeson Clodoaldo comentaram o projeto e parabenizaram a iniciativa da Vereadora Carla Cristiane Araújo.
Ao agradecer, José Luís Lira, que é Comendador da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém, visivelmente emocionado, demonstrou toda sua gratidão pelo reconhecimento.
Além dos vereadores, estiveram presentes o homenageado, seus pais, irmãos, a Madre Maria de Jesus Silva, das Missionárias Reparadoras do Coração de Jesus, o Vice-Presidente da Academia Sobralense de Letras Jurídicas, Acadêmico Francisco Augusto Liberato Fernandes de Carvalho, representando a Academia e seu Presidente Rafael Ponte, entre outras pessoas.
O Cardeal-Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani Tempesta e o Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, enviaram vídeos com mensagens congratulatórias e a Lugar-Tenente da Ordem Equestre do Santo Sepulcro de Jerusalém Brasil-Rio de Janeiro, enviou mensagem escrita.
Depois de aprovado o Projeto segue para a sanção do Prefeito Adail Machado.
José Luís Lira, doutor em Direito, atua há quase 20 anos em Sobral, onde é professor do Curso de Direito da Universidade Estadual Vale do Acaraú (UVA), dirige o Museu Diocesano Dom José de Sobral, é membro da Academia Sobralense de Estudos e Letras, fundou a Academia Sobralense de Letras Jurídicas, as quais já presidiu, e, finalmente, fundou o Instituto Histórico e Geográfico de Sobral – IHGS, o qual preside atualmente.
Prof. Lira é colaborador do nosso jornal e a equipe de redação se congratula com o homenageado.