DIA NACIONAL DA ALFABETIZAÇÃO
Comemora-se amanhã o Dia Nacional da Alfabetização, instituído pelo decreto no 59.452, de 3/11/1966, assinado pelo presidente Castello Branco. A escolha do 14 de novembro faz referência à data do decreto nº 1.9402, de 1930, que criou o ministério da Educação e Cultura.
Construção de mais escolas por todo o País, com equipamentos modernos e professores qualificados. Salas de aulas comportando apenas a quantidade de alunos compatível com o que possibilita aprendizagem satisfatória. Fim da maléfica e costumeira prática de “entupir” as salas de alunas, tendo como objetivo principal gerar números que beneficiam governantes. Professores mais bem remunerados, com salários que garantam o magistério como sua única atividade e que lhes dê condições de adquirir material para desenvolver ensino de qualidade. Séria e criteriosa avaliação do relacionamento professor aluno, principalmente visando a oferecer mais segurança aos educadores no exercício da sua profissão.
São apenas algumas metas que, se fielmente cumpridas, levarão os brasileiros a um dia comemorar o 14 de novembro com analfabetismo zero, ensino de qualidade para todos e que, enfim, possam contar com a educação como principal alavanca do progresso.
Só que, antes disso, é imprescindível cumprir a primeira meta: Eleger governantes que tenham como bandeira a educação. E que os eleitos compreendam perfeitamente que um povo esclarecido é um forte aliado e não um rival.
Por fim, que ilumine e inspire a todos nós as lições de Paulo Freire (1921-1997), Patrono da Educação Brasileira, autor da “Pedagogia do Oprimido” e respeitado mundialmente por ter criado um fantástico método de alfabetização para adultos!
*******
Removidos
A exemplo do Youtube e Google, nessa semana, no Brasil, Facebook e Instagram removeram um milhão de conteúdos com desinformações sobre a covid-19 (posts, comentários e stories). Que isso sirva de alerta aos internautas habituados em postar por postar ou compartilhar postagem sem conhecer seu conteúdo. E que os estimule a aprender as lições das “Três peneiras de Sócrates”.
Na lista
São motivos de remoção conteúdos que indiquem: Existência ou gravidade da Covid-19; Transmissão da Covid-19 e imunidade dela; Curas garantidas ou métodos de prevenção da Covid-19; Desincentivo a boas práticas de saúde; Acesso a serviços de saúde essenciais.
Fonte segura
Mais do que nunca se torna inadiável a ação frequente dos meios de comunicação oficiais. Como se observa, é quase impossível monitorar completamente a avalanche de informação publicadas nas redes sociais, barrar a disseminação de fakenews e inibir a insaciedade dos que se realizam espalhando a confusão e o caos. Ninguém melhor que a imprensa oficial para munir a sociedade de informações precisas e verdadeiras.
Referência
Morando há vinte e quatro anos na Rua Dr. Paulo Sanford, sempre que solicitada uma referência do meu endereço sou obrigado a acrescentar algo desagradável: “Moro em frente a um monturo, terreno baldio desprezado”, que perturba toda a vizinhança. Enquanto isso, o desconhecido proprietário continua tranquilamente alimentando sua gula financeira, através da especulação imobiliária.
Sem vergonha
Por conta desse estrambótico “facilitador”, muitos me perguntam: não tens vergonha desse mau vizinho? Sem titubear, e sem isentar a população de culpa, rebato, dizendo: quem deve ter “vergonha” disso é o Senhor Prefeito Municipal atual (e alguns antecessores), responsáveis por deixar o problema evoluir sem nada fazer. Enfim, é o gestor o encarregado de fiscalizar e agir, visando preservar limpo e utilizado corretamente o território do município. Para tanto, é que, com a anuência da maioria dos munícipes, são entregues nas mãos do prefeito a lei e o poder administrativo e financeiro.
Lei não falta
Agora, por falar em dispositivos legais a respeito dos terrenos baldios, rapidamente posso citar várias, dentre os quais:
– LEI ORGÂNICA – TÍTULO II – Art. 7º – Da competência do Município -XXXVI – fiscalizar as instalações sanitárias e elétricas, inclusive as domiciliares, inspecionando-as, frequentemente, para verificar se obedecem às prescrições mínimas de segurança e higiene das habitações; vistoriar os quintais e os terrenos baldios, notificando os proprietários a mantê-los asseados, murados e com as calçadas correspondentes às suas testadas, devidamente construídas, se alcançadas pelo meio fio levantado pela Prefeitura.
– CÓDIGO DE POSTURA E OBRAS: exigir a restauração ou construção de passeios das edificações em vias pavimentadas, bem como a construção ou restauração de muros em terrenos baldios.
– LEI Nº 368 DE 26 DE AGOSTO DE 2002 – dispõe sobre a instituição do comitê de combate e prevenção à dengue e dá outras providencias. Art. 6º – Ficam os responsáveis por obras de construção civil e por terrenos baldios obrigados a adotar medidas tendentes à drenagem permanente de coleções líquidas, originadas ou não por chuvas, bem como à limpeza das áreas sob sua responsabilidade, providenciando o descarte de materiais inservíveis que possam acumular água.
Limpeza
Domingo (14) e segunda-feira (15) o Mercado Público de Sobral estará de portas fechadas para um trabalho de desinfecção. Muito proveitoso também seria a promoção de palestras frequentes sobre higiene e limpeza com os permissionários.
Pérolas do rádio
Tornou-se vício radialista noticiar que alguém feriu (ou matou) outra pessoa com “GARGALHO”. Não erre também: GARGALHO – É escarro grosso que se expele com dificuldade. GARGALO – É o popularmente conhecido pescoço da garrafa. E quando diz que matou a gargalhadas (perfurações com gargalho)! Se não fosse tão trágico daria até para gargalhar (rir de forma barulhenta).
DOMINGO NA EDUCADORA DE SOBRAL https://www.radios.com.br/aovivo/radio-educadora-do-nordeste-950-am/12869)
Até amanhã (10h30), no PROGRAMA ARTEMÍSIO DA COSTA, na Rádio Educadora AM 950. Notícias, entrevistas, reportagens, curiosidades e música de qualidade. DESTAQUE: Entrevista com o endocrinologista Dr. Davi Hélder Jr. (foto)Participe: 3611-1550 e 3611-2496.
LEIA, CRITIQUE E SUGIRA:
www.artemisiodacosta.blogspot.com