Diocese de Sobral celebra Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão e recorda seu Venerável e Servos de Deus
Na noite do último domingo (09/11), a Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição celebrou a Festa da Dedicação da Basílica de São João de Latrão, em solene celebração eucarística presidida pelo bispo diocesano, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos. A Basílica, considerada a catedral do Papa, é símbolo da unidade da Igreja de Roma com todas as Igrejas particulares espalhadas pelo mundo.
Em comunhão com toda a Igreja, a Diocese de Sobral celebrou esta festa litúrgica que recorda a unidade, a catolicidade e a missão universal da Igreja fundada por Jesus Cristo. A Basílica de São João de Latrão foi construída pelo imperador Constantino, no Monte Célio, em Roma, após o fim das perseguições aos cristãos.
Reconhecida como a mãe e cabeça de todas as igrejas do mundo, a Basílica foi destruída e reconstruída diversas vezes ao longo dos séculos, sendo reconsagrada em 1724 pelo Papa Bento XIII. Desde então, sua dedicação passou a ser celebrada por toda a cristandade.
Atendendo ao pedido do Papa Francisco, feito em 16 de novembro de 2024, cada Igreja particular é convidada a redescobrir e perpetuar a memória de figuras extraordinárias da fé que marcaram seu caminho espiritual. Assim, nesta celebração, a Diocese de Sobral também recordou seus filhos ilustres reconhecidos como Veneráveis e Servos de Deus: o Venerável Padre Ibiapina e os Servos de Deus Monsenhor Joaquim Arnóbio de Andrade, Monsenhor Waldir Lopes de Castro e Dom Expedito Lopes.
A Santa Missa foi concelebrada pelo pároco e cura da Catedral, Padre José Canafístula, com o auxílio dos diáconos Lucas Barbosa, Raimundo Júnior e Ygor Leonardo, e contou com a participação de religiosas, seminaristas, o vice-postulador das causas de canonização, professor José Luís Lira, representantes de grupos e movimentos e toda a comunidade de fé.
Durante a homilia, Dom Vasconcelos refletiu sobre o sentido espiritual da dedicação da Basílica de São João de Latrão, recordando que o verdadeiro templo é aquele construído no coração dos fiéis: “Cada pessoa precisa se perguntar o que está fazendo diante desse alicerce, dessa Igreja que é Cristo. Na Diocese temos um Venerável e três Servos de Deus, e isso é motivo de grande alegria, pois são sacerdotes nascidos aqui e que viveram em profunda graça”, disse.
O bispo concluiu convidando todos à oração e à vivência da santidade: “Como é bom saber que o Senhor nos guia e nos santifica. Hoje, ao celebrarmos a dedicação daquela Igreja, também rezamos pela nossa Igreja Particular. Que o Senhor nos santifique e que sejamos testemunhas vivas dessa Igreja una, santa, católica e apostólica, fundada por Jesus Cristo”.
A celebração foi marcada por profunda comunhão e fraternidade, reforçando que a Diocese de Sobral segue firme na fé e na esperança, inspirada pelo testemunho de santidade de seus filhos e filhas.
Thais Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana















