Diocese de Sobral celebra Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal de Dom Fernando Saburido

Emoção e gratidão marcaram a noite desta quarta-feira (20), na Missa em Ação de Graças pelo Jubileu de Prata de Ordenação Episcopal de Dom Antônio Fernando Saburido, arcebispo emérito de Olinda e Recife, realizada na Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição, em Sobral/CE.
O momento contou com a presença de bispos, presbíteros, diáconos, religiosas e fiéis vindos de diversas localidades, que se uniram em oração para render graças a Deus pelo dom da vida e pela fecunda missão de Dom Fernando.
Na celebração, foi destacada sua trajetória de dedicação à Igreja, onde quatro anos de seu episcopado foram dedicados à Diocese de Sobral, marcada pela simplicidade, espírito missionário e testemunho de fé.
Concelebraram os bispos: Dom Ricardo Hoepers, bispo auxiliar de Brasília e secretário geral da CNBB; Dom Magnus Henrique Lopes, bispo da Diocese de Crato/CE e presidente do Regional Nordeste 1; Dom Edmilson Neves, bispo da Diocese de Tianguá/CE; Dom Agnaldo Timóteo, bispo da Diocese de Garanhuns/PE; e Dom Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral/CE.
Além dos bispos, grande parte dos presbíteros da Diocese de Sobral, bem como alguns sacerdotes provenientes da Arquidiocese de Olinda e Recife, também concelebraram.
A presença expressiva do clero, de diversas expressões pastorais da Diocese de Sobral e de uma caravana vinda da Arquidiocese de Olinda e Recife tornou a celebração um verdadeiro momento de comunhão e alegria.
A homilia proferida por Dom Agnaldo, trouxe à memória momentos especiais vividos por Dom Fernando em Sobral, e o quanto seu episcopado foi marcante na vida do clero e de todos os diocesanos. “Dom Fernando, a Igreja de Sobral se rejubila com sua presença. O senhor faz parte de nossa história, e nós fazemos parte da sua. Que o Bom Deus continue a conduzir sua vida. Que Maria, a serva fiel, interceda por sua missão. Que São Bento o acompanhe com sabedoria e paz. E, com o coração cheio de gratidão, dizemos juntos: Ad multos annos!”, disse.
Em suas palavras de agradecimento, Dom Fernando manifestou sua alegria em estar celebrando seu Jubileu de Prata na Diocese de Sobral, local onde o Senhor lhe deu primeiro rebanho. “Hoje humildemente dou graças a Deus por ter me chamado e conduzido nessa exigente e árdua missão de pastorear o rebanho do senhor”, destacou.
Após a missa, houve homenagens e um momento de confraternização na Praça da Sé, evidenciando a gratidão pelo ministério episcopal de Dom Fernando e seu testemunho de serviço à Igreja.
Em comunhão, a Diocese de Sobral expressou sua alegria e gratidão por tão significativa ocasião, pedindo a Deus que continue fortalecendo seu ministério episcopal.
Thaís Helena – Jornalista – Jornal Correio da Semana



