Diocese lembra os 60 anos de falecimento de Dom José Tupinambá da Frota

0

Às 21h30min do dia 25 de setembro de 1959, falecia Dom José Tupinambá da Frota, primeiro Bispo Diocesano da Diocese de Sobral, no atual prédio do Museu Diocesano Dom José, antigo Palácio Episcopal. O velório se deu inicialmente na Igreja do Menino Deus e no dia seguinte prosseguiu na Catedral de Sobral onde o Bispo foi sepultado. Dom José é, reconhecidamente, um dos maiores benfeitores de Sobral e sua região.
Para lembrar a data, o atual Bispo Diocesano de Sobral, Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, editou decreto determinando que todas as Igrejas da Diocese toquem os sinos às 18 horas do dia 25 de setembro, quarta-feira próxima. Na Sé de Sobral haverá Missa às 18 horas e às 19h30min, Dom Vasconcelos e representantes do Clero concederão Bênção Solene da sacada do Museu e na sequência haverá o lançamento do livro inédito de Dom José Tupinambá da Frota, Efemérides da Minha Vida, organizado pelo Diretor do Museu Diocesano Dom José, José Luís Lira. Dom Vasconcelos fará a apresentação com a participação dos professores Giovana Saboya Mont’Alverne e José Luís Lira.
Dom Vasconcelos ressalta que “o conhecimento das informações contidas no livro inédito contribuirá para enriquecer a biografia de Dom José Tupinambá da Frota e realisticamente demos nossa permissão para que o texto fosse mantido integralmente sendo atualizado o vernáculo e acrescentadas informações complementares em forma de notas. Na qualidade de sucessor de Dom José que com ele não convivi, mas, que aprendi a admirá-lo, fiquei muito feliz em oferecer ao leitor tão precioso material”.
José Luís Lira revela como encontrou o livro a ser lançado: “numa manhã de sábado, 27 de abril, ao entrar na sala da diretoria do Museu, encontrei sobre a mesa da então vice-diretora, Profa. Hilce Girão, um envelope com a inscrição: ‘Diário de Dom José’. Junto estava o livro que Dom José escrevera sobre seu pai. Na minha curiosidade de pesquisador, passei a folhear um antigo caderno de arames que na capa se lia ‘Ephemerides particulares’. Na primeira folha, encontrei: ‘Ephemerides da minha vida’. O caderno, tombado sob o n° 339-a, do acervo do Museu, era mantido em um armário, mas, conforme a Profª. Giovana Saboya Mont’Alverne, foi encontrado por ela no cofre do Museu. Providenciei um escaneamento do material, como manda o padrão. Quase meio-dia, quando saí, ainda consegui onde imprimir. Depois de descansar e assistir à Santa Missa na Sé de Sobral, com o material na mão, fiquei em claro até domingo pela manhã, quando concluí uma primeira leitura. Não vi nada demais e não entendi o porquê do documento ainda não ter sido publicado. Consultei ao Sr. Bispo Diocesano, Dom Vasconcelos, sobre o assunto e este me autorizou a seguir com a pesquisa e agora o entregaremos ao público leitor e pesquisador”.
Convidam para as solenidades abertas ao público, a Diocese de Sobral, o Museu Diocesano Dom José e a Expressão Gráfica e Editora.
No dia 25 o Museu Diocesano Dom José não cobrará entrada e a programação se incluirá na 13ª Primavera dos Museus.
PROGRAMAÇÃO:
25 de setembro de 2019
18h – Missa Solene na Igreja da Sé de Sobral.
19h30min – Bênção da sacada do Museu Diocesano Dom José, seguida de lançamento do livro. Local: Museu Diocesano Dom José (entrada pela Rua Maestro José Pedro) – Sobral – Ceará.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *