Do clero sobralense, um novo bispo para a Diocese de Garanhuns/PE

0
DSC_5282

A centenária Diocese de Sobral celebrou jubilosamente na última terça-feira, 16 de julho, memória de Nossa Senhora do Carmo, a Ordenação Episcopal de Monsenhor Agnaldo Temóteo da Silveira, com a imposição das mãos de Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos, bispo da Diocese de Sobral/CE, no adro da Sé Catedral de Nossa Senhora da Conceição em Sobral.
Teve como bispos co ordenantes, Dom Fernando Saburido, arcebispo emérito da Arquidiocese de Olinda e Recife e Dom Odelir Magri, bispo da Diocese de Chapecó/SC. Ambos já foram pastores desta igreja particular e acompanharam a caminhada de Monsenhor Agnaldo. Toda a diocese encontrou-se reunida na Igreja-Mãe, a Sé Catedral. Também diocesanos de Garanhuns/PE – fiéis de outras dioceses – marcaram presença.
A celebração de Ordenação Episcopal repleta de significados, teve início com a entrada solene de Monsenhor Agnaldo Temóteo e bispos co ordenantes na Catedral. Ao adentrar, ajoelharam-se na Capela do Santíssimo Sacramento, onde realizaram uma breve oração.
A solene procissão saiu da Capela do Menino Deus para a Sé Catedral. Destaca-se uma presença significativa de bispos, presbíteros, diáconos e seminaristas, tanto da diocese de Garanhuns/PE, quanto do clero sobralense.
A igreja mãe acolheu também, religiosas, autoridades civis e católicos de todos os lugares, para a solene liturgia marcada por emoção e presença do Espírito Santo neste momento em que a igreja acolhe mais um sucessor dos apóstolos. O eleito foi apresentado por Monsenhor Rômulo, pároco da Paróquia do Imaculado Coração de Maria de Morrinhos/CE. Monsenhor Raimundo Nonato Timbó, vigário geral, leu a bula do mandato apostólico.
Em sua homilia, Dom Vasconcelos, bispo ordenante, relembrou o testemunho de Monsenhor Agnaldo e suas ações enquanto presbítero. “Sentiremos falta do padre inteligente, objetivo na condução das reuniões, determinado na formação dos leigos, competente no ensinamento da doutrina da fé, na apresentação da palavra de Deus; aglutinador na organização dos padres na Região Episcopal, sábio nas intervenções nas reuniões do Conselho Presbiteral e Colégio dos Consultores […] “In verbo tuo”, em “Atenção a tua Palavra, vou lançar as redes”. Foi a resposta de Pedro, e essa foi a frase que tocou o coração deste sacerdote escolhido para o episcopado”, disse.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *