Dom Vasconcelos celebra seis anos de episcopado à frente da Diocese de Sobral

0

Por Samuel Carvalho – Redação Correio da Semana
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos celebrou no último domingo (29) a missa de Ação de Graças pelos seis anos de episcopado à frente da diocese de Sobral. Concelebraram juntamente ao bispo Monsenhor Gonçalo de Pinho Gomes, Padre João Paulo Aguiar, Padre Uli-Endres e Padre Eudes, Reitor do Seminário de Teologia Nossa Senhora da Conceição de Belo Horizonte. Também estiveram presentes na celebração eucarística os seminaristas do seminário propedêutico São José e São João Paulo II, amigos, irmãos em cristo, familiares, mãe e irmã de Dom Vasconcelos.
Durante a homilia, o bispo agradeceu a presença de todos que vieram celebrar a ação de Graças e a Deus pelo clero da Diocese de Sobral, pelos padres, religiosas e seminaristas que cooperam com o seu ministério em sua missão de evangelizar, além de leigos e catequistas.
Dom Vasconcelos refletiu sobre sua missão vocacional em sua trajetória de vida até se tornar bispo de Sobral. “Eu observei que meu foco não seria tanto mariano, mas o chamado de Deus seria para o martírio. O martírio é uma graça divina: mártir é aquele que é chamado para dar testemunho da fé, testemunho de Cristo mediante o sofrimento, mediante as perseguições, mediante as calúnias, mediante as difamações e saber comportar-se como ovelha, como cordeiro manso que é conduzido ao matadouro ao testemunhar que o sofrimento não nos abala, ao contrário, nos fortalece e nos configura a Cristo”, disse o Bispo.
Ao fim da Missa, Dom Vasconcelos recebeu homenagem do pároco da paróquia, Padre João Paulo que saudou a todos e em espacial dona Marlene, mãe do Bispo e representante da família. “Diante das dificuldades de cada tempo, tivemos a graça dada por Deus de contar com homens iluminados por Deus e desejosos de servir o reino de Deus. Por isso no dia de hoje ao celebrarmos seis anos da presença do trabalho e da missão de Dom Vasconcelos entre nós queremos louvar e agradecer a Deus por que seu mistério nos envolver a cada tempo e não obstante os desafios.” falou Padre João Paulo que ressaltou os sacrifícios feitos pelo bispo apesar dos sabores dos martírios enfrentados diariamente.
Dom José Luiz Gomes de Vasconcelos iniciou seus estudos filosóficos no Seminário do Regional Nordeste II e no Instituto Teológico do Recife, na Arquidiocese de Olinda e Recife. Realizou os estudos teológicos na Faculdade Católica Nossa Senhora da Assunção, em São Paulo. Cursou Patrística na Pontifícia Universidade Gregoriana de Roma, realizando curso de formador em Roma.
Foi ordenado presbítero a 9 de dezembro de 1989 por Dom Tiago Postma. Como presbítero exerceu a função de vigário paroquial da paróquia Nossa Senhora da Conceição de Águas Belas, e da paróquia Nossa Senhora Mãe dos Homens em ItaíbaI entre os anos de 1990 e 2000.
De 2000 a 2005 foi pároco da paróquia Senhor Bom Jesus dos Pobres Aflitos em São Bento do Una. Entre os anos de 2002 até 2005 foi coordenador de pastoral da Diocese de Garanhuns e membro do Conselho Presbiteral diocesano.
Em 31 de julho de 2008 foi nomeado formador junto ao Seminário Interdiocesano em Caruaru e em 11 de dezembro do mesmo foi nomeado Reitor do Seminário Maior Interdiocesano Nossa Senhora das Dores na Diocese de Caruaru, e responsável pela formação no Regional Nordeste II da CNBB.
Episcopado
Em 21 de março de 2012 foi nomeado pelo Papa Bento XVI como bispo titular de Canápio e auxiliar de Fortaleza, recebendo a ordenação episcopal no dia 11 de junho de 2012, pelas mãos do bispo de Garanhuns Dom Fernando José Monteiro Guimarães. Sendo bispos consagrantes, Dom José Antônio Aparecido Tosi Marques, arcebispo de Fortaleza e Dom Bernardino Marchió, bispo de Caruaru.
Em 1º de fevereiro de 2015 foi nomeado Administrador Apostólico da Diocese de Sobral. No dia 8 de julho de 2015 foi nomeado bispo da Diocese de Sobral pelo Papa Francisco. Tomando posse canônica no dia 29 de agosto do mesmo ano.
Em 9 de maio de 2019, foi eleito presidente do regional Nordeste I da Conferência Nacional dos Bispos do Brasil. Seu lema episcopal: Pasce Oves Meas – Apascenta as minhas ovelhas.

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *